DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Moçambique despede-se de Oldemiro Balói


 O país despediu-se, hoje, do antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, que perdeu a vida no dia 12 de Abril em curso, vítima de doença.


O último adeus ao ex-governante foi prestado num velório que decorreu no Átrio do Município da cidade de Maputo e presenciado pela família, amigos e políticos, com destaque para o Presidente da República, Filipe Nyusi.


Ao local acorreram diversas figuras para dizer adeus a um quadro que dedicou parte da sua vida ao Estado moçambicano. Quando eram 10 horas, chegava ao Município da capital, o Presidente da República, Filipe Nyusi.


Filipe Nyusi depôs uma coroa de flores e fez vénia a um homem considerado cheio de qualidades. Nyusi juntou-se à família, antigos presidentes da República, Joaquim Chissano e Armando Guebuza e amigos.


“PERDEMOS UM HOMEM DE ELEVADO SENTIDO PATRIÓTICO”, VERÓNICA MACAMO


Durante a leitura do elogio fúnebre, a ministra dos Negócios estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse que Oldemiro Júlio Marques Baloi “foi um homem cujo trajecto de vida foi inigualável” e que “sempre realizou as suas missões” com zelo e “dedicação excepcionais”.


Para a ministra, Baloi “foi uma individualidade que se preocupava em criar bom ambiente de trabalho por onde passava” e para o Ministério em particular, o ex-dirigente é tido como alguém que “enriqueceu profundamente a instituição” e “também engrandeceu a diplomacia moçambicana junto à comunidade internacional”.


“Por isso, sentimos que perdemos um grande homem, um Homem de elevado sentido patriótico, um excelente profissional, rigoroso e Diplomata por excelência”, lamentou Verónica Macamo.

Enviar um comentário

0 Comentários