DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

Surtos surgem em toda a Austrália na 'nova fase' da pandemia

 


Sydney - a maior cidade da Austrália - está fechada até 9 de julho


Um surto de Covid em Sydney cresceu para 128 casos, ligado à cepa Delta altamente contagiosa detectada pela primeira vez na Índia.


Um pequeno número de infecções positivas também foi registrado no Território do Norte, Queensland e Austrália Ocidental.


Esta é a primeira vez em meses que surgem casos em várias partes do país ao mesmo tempo.


Os governos federal e estadual realizarão negociações de emergência na segunda-feira.


O tesoureiro Josh Frydenberg disse que é "um momento crítico", já que vários estados fecharam as fronteiras e aplicaram novas restrições para evitar uma maior disseminação.


"Acho que estamos entrando em uma nova fase dessa pandemia, com a cepa Delta mais contagiosa", disse Frydenberg à ABC News na segunda-feira.


A escalada de infecções por Covid gerou bloqueios nas cidades de Sydney e Darwin, bem como restrições em quatro estados.


A situação continua a ser mais preocupante em Sydney, onde cerca de 5 milhões de residentes estão sujeitos a uma ordem de permanência em casa.


O governo estadual de Nova Gales do Sul (NSW) no domingo expandiu um bloqueio para cobrir toda a Grande Sydney, as Montanhas Azuis, a Costa Central e Wollongong.


Residentes de Sydney fizeram fila para fazer o teste nesta clínica drive-through em Bondi Beach


Muitos negócios e locais foram fechados.


NSW Premier Gladys Berejiklian na segunda-feira relatou 18 novos casos, abaixo dos 30 relatados no dia anterior. Quase 59.000 pessoas foram testadas nas últimas 24 horas.


“Temos que estar preparados para os números aumentarem e temos que estar preparados para os números aumentarem consideravelmente porque com esta tensão, estamos vendo quase 100% de transmissão dentro das famílias”, disse ela.


Embora o único caso na Austrália Ocidental tenha sido rastreado até o surto da variante Delta em Sydney, aglomerados em Queensland e no Território do Norte foram associados a pessoas que foram infectadas apesar de terem completado a quarentena do hotel.


O remoto Território do Norte registrou quatro casos no domingo, enviando a capital, Darwin, e duas outras cidades a um bloqueio de 48 horas.


Enquanto isso, a Virgin Australia disse no domingo que entrou em contato com passageiros e tripulantes em cinco voos domésticos recentes, depois que um membro da tripulação deu positivo em Melbourne.


Os surtos levaram ao fechamento de algumas fronteiras interestaduais e internacionais.


A Nova Zelândia interrompeu sua bolha de viagens sem quarentena com toda a Austrália até pelo menos terça-feira por causa do último surto.


O corredor de trânsito entre os dois vizinhos foi inaugurado em abril. As viagens entre a Nova Zelândia e regiões australianas específicas foram fechadas por curtos períodos conforme surgiram os surtos, mas esta é a primeira vez que a bolha foi fechada com toda a Austrália.


A Austrália manteve taxas muito baixas de transmissão de Covid durante a pandemia devido a uma política de fronteira fechada, quarentena rigorosa e testes rápidos e sistemas de rastreamento.


Não registrou nenhuma morte este ano, mas 910 mortes e 30.450 casos no total.


As variantes mais novas e infecciosas do Covid, entretanto, sobrecarregaram as defesas do país - com vários pequenos surtos este ano.


O Ministro da Saúde de NSW, Brad Hazzard, descreveu a variante Delta como um "inimigo formidável".


"Não importa quais medidas defensivas estejamos tomando no momento, o vírus parece saber como contra-atacar", disse ele.


O surto de Sydney surgiu há duas semanas em Bondi, o famoso subúrbio de praia, antes de se espalhar rapidamente pela cidade.


Sua origem está ligada a um motorista não vacinado que transportava chegadas internacionais do aeroporto.


O governo de NSW pediu às pessoas que tomem a vacina - observando que em um dos agrupamentos de Sydney, 24 das 30 pessoas em uma festa foram infectadas e aquelas que não foram vacinadas.


"Se você for vacinado, terá muito mais probabilidade de não estar infectado com COVID-19", disse Hazzard a repórteres na segunda-feira.


Os recentes surtos renovaram as críticas à lenta implementação da vacinação no país - que está sob a alçada do governo federal.


Até agora, pouco menos de 5% da população adulta da Austrália foi totalmente vacinada em uma implementação em fases e cerca de 30% receberam a primeira dose da vacina Pfizer ou AstraZeneca.


No entanto, níveis significativos de hesitação foram registrados em torno da vacina AstraZeneca devido à sua ligação com uma síndrome de coagulação do sangue rara. Enquanto isso, os suprimentos da Pfizer foram limitados a certas faixas etárias.


Críticos do governo argumentaram que as cidades não precisariam suportar bloqueios se a maioria da população fosse vacinada.


Enviar um comentário

0 Comentários