DESTAQUE

Venâncio Mondlane pode ser excluído do Congresso

Olimpíadas: Chefe de Tóquio 2020 não descarta o cancelamento dos Jogos

 


Toshiro Muto disse que ficaria de olho nos números de infecções

O chefe do comitê organizador Tóquio 2020 não descartou o cancelamento dos Jogos Olímpicos.

Toshiro Muto disse que ficaria de olho nos números de infecção e manteria "discussões" se necessário.

Mais de 70 pessoas associadas aos Jogos tiveram testes positivos antes da cerimônia de abertura de sexta-feira.

Seus comentários foram feitos no mesmo dia em que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que o cancelamento "nunca foi uma opção".

No início deste mês, o Japão anunciou que os Jogos aconteceriam em locais vazios e sem espectadores - apesar da crescente preocupação com a situação da Covid.

"Continuaremos as discussões se houver um aumento nos casos", disse Muto quando questionado em uma coletiva de imprensa se os Jogos poderiam ser cancelados mesmo neste estágio final.

"Neste ponto, os casos de coronavírus podem aumentar ou diminuir, então vamos pensar sobre o que devemos fazer quando a situação surgir."

Embora os Jogos não comecem oficialmente até sexta-feira, a ação esportiva começou com as competições de softball e futebol feminino que começam na quarta-feira.

No início desta semana, dois jogadores de futebol sul-africanos que estavam na vila dos atletas testaram positivo para coronavírus. Posteriormente, um jogador de vôlei de praia tcheco deu positivo para o vírus.

Um total de 71 pessoas credenciadas para as Olimpíadas de Tóquio, incluindo aquelas credenciadas para os Jogos, já testaram positivo para o vírus.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020 foram adiados por um ano devido à pandemia do coronavírus.

É o primeiro atraso nos 124 anos de história moderna dos Jogos.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para começar no dia 23 de julho, embora o primeiro evento dos Jogos - um jogo de softball entre Japão e Austrália, tenha ocorrido na quarta-feira.

As Olimpíadas terminam em 8 de agosto, com os Jogos Paraolímpicos com início em 24 de agosto e término em 5 de setembro.

Mas tem havido revolta pública sobre as restrições ao coronavírus.

As pessoas no Japão também estão preocupadas com o influxo de dezenas de milhares de pessoas associadas ao evento e o impacto que isso poderia ter nas taxas de infecção.

A cidade-sede de Tóquio está enfrentando um novo surto de infecções, com 1.387 casos registrados na terça-feira.

O Japão está atualmente em estado de emergência, que vigorará até 22 de agosto.

Os organizadores estão "concentrados 100% na realização de Jogos de sucesso", disse um porta-voz do Tokyo 2020 após os comentários de Muto na terça-feira.


Enviar um comentário

0 Comentários