DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, teste positivo para Covid

 


O secretário de Saúde, Sajid Javid, disse que o teste foi positivo para Covid-19, mas até agora seus sintomas são "muito leves".


Javid, que disse ter recebido as duas doses da vacina, fez um teste de fluxo lateral na manhã de sábado depois de se sentir "um pouco tonto" na noite de sexta-feira e deu positivo.


Ele disse que agora está se isolando até obter os resultados de um teste de PCR.


Na sexta-feira, o Reino Unido registrou mais de 50.000 casos diários pela primeira vez desde meados de janeiro.


Em um vídeo postado em seu feed do Twitter , Javid disse: "Eu estava me sentindo um pouco tonto ontem à noite, então fiz um teste de fluxo lateral esta manhã e deu positivo, então agora estou me isolando em casa com meu família até obter o resultado de um teste de PCR.


"Estou grato por ter recebido duas doses da vacina e até agora meus sintomas são muito leves."


Ele exortou as pessoas que ainda não foram vacinadas a "irem lá e pegá-los o mais rápido possível".


Javid também disse que as pessoas que se sentem grogues ou que entram em contato com alguém que é positivo devem fazer um teste de fluxo lateral.


“Se todos fizerem a sua parte, não estará apenas a proteger a si e aos seus entes queridos, mas também a proteger o NHS e a ajudar a preservar o nosso modo de vida”, acrescentou o secretário de saúde.


Javid substituiu Matt Hancock como secretário de saúde há menos de três semanas, depois que uma filmagem da CCTV mostrou seu antecessor beijando um colega em seu escritório, violando as regras de distanciamento social.


Boris Johnson e Hancock pegaram Covid-19 durante a primeira onda da pandemia em 2020, com o primeiro-ministro sendo internado em tratamento intensivo no Hospital St Thomas em Londres depois de ficar gravemente doente.


Como as regras da Covid mudam na segunda-feira?Perfil: Sajid JavidCinco maneiras de evitar a infecção do coronavírus em ambientes fechados


O anúncio do secretário de saúde ocorre no momento em que o governo se prepara para prosseguir com o levantamento final das restrições de bloqueio na Inglaterra na segunda-feira.


As regras de distanciamento social acabarão, embora as diretrizes do governo recomendem que as coberturas faciais ainda devam ser usadas em espaços fechados, como em lojas e no transporte público, enquanto pubs e bares devem servir apenas à mesa.


Jeremy Hunt, presidente do comitê de saúde do Commons, alertou que há o perigo de a Inglaterra voltar ao bloqueio no outono se as taxas de hospitalização continuarem a aumentar durante o verão.


O Sr. Hunt, um ex-secretário de saúde, disse que a situação enfrentada pelo NHS é "muito séria".


Na sexta-feira, foram registrados 51.870 casos - o maior número desde 15 de janeiro - 49 mortes em 28 dias após um teste positivo e 717 internações hospitalares.


A média de sete dias para cada um é de até 34,9%, 57,4% e 43,4%, respectivamente.


"A luz de advertência no painel do NHS não está piscando em âmbar, está piscando em vermelho", disse ele ao programa BBC Radio 4 Today


Enviar um comentário

0 Comentários