Cookie

sábado, 7 de agosto de 2021

Ex-presidente Zuma da África do Sul preso no hospital


O ex-presidente da África do Sul preso, Jacob Zuma, foi internado em um hospital para observação próximo ao Centro Correcional de Estcourt, onde atualmente cumpre uma sentença de 15 meses, anunciou o governo na sexta-feira.

Zuma está na prisão por desafiar uma ordem do Tribunal Constitucional para testemunhar em um inquérito apoiado pelo Estado para investigar alegações de corrupção durante seu mandato presidencial de 2009 a 2018.

Um checkup de rotina indicou que Zuma deveria ser internado em um hospital, de acordo com a declaração do departamento de serviços correcionais.

A prisão de Zuma no mês passado gerou distúrbios violentos nas províncias de KwaZulu-Natal e Gauteng, que rapidamente se transformaram em saques generalizados de shopping centers e no incêndio de caminhões em KwaZulu-Natal.

Mais de 330 pessoas morreram nos distúrbios e mais de R20 bilhões (US $ 1,36 bilhão) em propriedades foram destruídas.

Zuma entrou com um pedido para que sua sentença de prisão seja rescindida pelo Tribunal Constitucional e deve comparecer ao Tribunal Superior de Pietermaritzburg na próxima semana em um julgamento separado por corrupção.

A notícia da hospitalização de Zuma segue a remodelação do gabinete em que o presidente Cyril Ramaphosa demitiu alguns de seus ministros por causa dos recentes distúrbios e alegações de corrupção.


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();