DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

presidente Biden promete 500 milhões de doses de vacina a mais para o mundo em desenvolvimento

 


Os EUA devem doar 500 milhões de doses a mais da vacina Pfizer aos países em desenvolvimento.

O presidente Joe Biden fará a promessa em uma cúpula virtual da Covid-19 paralelamente à Assembleia Geral da ONU, disseram autoridades americanas.

Os jabs adicionais farão com que o compromisso total dos EUA com o compartilhamento de vacinas exceda um bilhão de jabs.

Especialistas dizem que cerca de 11 bilhões de doses são necessárias para vacinar pelo menos 70% da população global.

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu uma meta mínima de 40% de cobertura vacinal em todos os países até o final de 2021.

Mas é improvável que o objetivo seja alcançado.

Embora muitos países de alta renda já tenham dado pelo menos uma injeção em mais da metade de suas populações, apenas 2% das pessoas em países de baixa renda receberam sua primeira dose, de acordo com dados da Universidade de Oxford.

O fornecimento global de vacinas ainda está lento

Análise por Stephanie Hegarty, correspondente da população da BBC

É uma grande promessa, mas enfrentará grande parte do ceticismo de países que ainda esperam para vacinar até 2% de sua população.

Os EUA já prometeram 580 milhões de doses, mas entregaram apenas 140 milhões delas até agora.

Então, o que é diferente agora? Bem, a produção global aumentou nos últimos meses e há doses disponíveis.

Os países ricos podem ter 1,2 bilhão de doses sobressalentes até o final do ano, mesmo que realizem campanhas de reforço, de acordo com a empresa de análise científica Airfinity. 241 milhões deles podem ir para o lixo se não forem doados. Mas estes precisam ser enviados muito em breve.

Covax, o esquema apoiado pela OMS para ajudar a distribuir vacinas de forma justa, disse à BBC que muitas das doações que está recebendo vieram em pequenas quantidades, no último minuto e com pouco tempo antes de expirar.

Isso torna seu trabalho de levá-los onde são necessários muito difícil. Se Biden quiser cumprir essa meta ambiciosa de vacinar o mundo até a época do próximo ano, isso terá que mudar.

Enviar um comentário

0 Comentários