DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

Isaura Nyusi destaca envolvimento da mulher na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado

 


A presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Isaura Nyusi, procedeu, nesta sexta-feira, à abertura da Segunda Sessão Extraordinária do Conselho Nacional da OMM. Na ocasião, a dirigente destacou o envolvimento da mulher moçambicana na luta contra a COVID-19, o terrorismo em Cabo Delgado e na manutenção da paz.

Durante o seu discurso de abertura, a “mãe da Nação” convidou as mulheres moçambicanas a reflectirem sobre os desafios que têm e na concretização do Plano Quinquenal do Governo.

“Devemos reflectir sobre os desafios que temos pela frente, pois a OMM é um dos garantes da materialização do plano quinquenal do Governo 2019-2024, resultante do manifesto eleitoral do nosso glorioso partido Frelimo”, vincou Isaura Nyusi.

Mesmo em face aos desafios enfrentados pela organização, segundo disse a Primeira-Dama, a agremiação também registou ganhos.

“Devemos ao longo do dia de hoje, fazer uma análise das nossas conquistas, dos percalços alcançados ao longo da nossa caminhada e transformá-los em oportunidades, para garantirmos a materialização das aspirações da organização de toda a mulher moçambicana e do povo moçambicano”, ressaltou.

Isaura Nyusi destaca ainda as actividades de divulgação e mobilização para o cumprimento das medidas de prevenção e combate a pandemia da COVID-19, a massificação do repúdio aos ataques terroristas na província de Cabo Delgado e aos ataques perpetrados pela auto-proclamada junta militar da Renamo e a mobilização de apoios para mitigação do sofrimento dos deslocados, como acções protagonizadas pela agremiação para a manutenção da paz e bem-estar das populações.

Ainda naquela ocasião, Isaura Nyusi congratulou a escritora moçambicana, Paulina Chiziane pelo prémio Camões atribuído recentemente.

A sessão extraordinária da OMM tinha como objectivo preparar o quinto congresso da organização e apreciar o informe do Gabinete Central de Preparação da Conferência, apreciar e aprovar as propostas das directivas e códigos de conduta para o quinto congresso.

Enviar um comentário

0 Comentários