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Facebook bloqueou os meios de comunicação social russos devido a invasão à Ucrânia

 


O Facebook disse na sexta-feira que bloqueou os meios de comunicação social apoiados pelo Kremlin de ganhar dinheiro na rede social, em resposta à invasão russa da Ucrânia.

Agora proibimos os ‘media’ estatais russos de colocar anúncios ou ganhar dinheiro na nossa plataforma em qualquer lugar do mundo”, disse na rede social Twitter o chefe de política de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, acrescentando que a medida está prestes a ser implementada.

Gleicher prometeu que o Facebook vai continuar a “assinalar como ‘media’ estatal” mais meios de comunicação social apoiados pelo Estado russo. “Estas mudanças já começaram a ser implementadas e vão continuar durante o fim de semana”, disse.

A rede social, parte do grupo Meta, está a acompanhar de perto a situação na Ucrânia, disse Gleicher. “Vamos continuar a partilhar os passos que estamos a tomar para proteger as pessoas na nossa plataforma”, acrescentou.

O acesso ao Facebook foi na sexta-feira restringido na Rússia após os dirigentes daquela plataforma se terem recusado a suspender a “verificação de factos”, conforme solicitado pelo Kremlin, adiantou o vice-presidente do Meta, Nick Clegg.

O antigo vice-primeiro-ministro britânico acrescentou que o Meta pretende que os russos “continuem a ser ouvidos, partilhem o que está a acontecer e se organizem no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger”, todas as plataformas do grupo.

As autoridades russas anunciaram uma “restrição parcial” no acesso ao Facebook, depois da rede social norte-americana ter limitado as contas de vários meios de comunicação social apoiados pelo Kremlin, na sequência da invasão russa à Ucrânia.

O regulador russo das comunicações, Rozkomnadzor, afirmou que as restrições afetaram a agência de notícias estatal RIA Novosti, o canal de televisão estatal Zvezda e os ‘sites’ pró-Kremlin lenta.ru e gazeta.ru., de acordo com a agência de notícias Associated Press.

As restrições das contas, segundo o Rozkomnadzor, incluíram a marcação do conteúdo como não credível e a imposição de restrições técnicas nos resultados de pesquisas, para reduzir audiências das publicações no Facebook.



Fonte:MMO notícias

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