Quatro pessoas morreram, recentemente, na localidade de Chilaúlene, província de Gaza, devido ao novo surto da cólera naquela parcela da província.

De acordo com o Notícias Online, o surto começou após ingestão de carne mal conservada que resultou em diarreias e vómitos. Estes foram, depois, submetidos a testes que resultaram positivo para o vibrião colérico.

Dados referente às últimas 24 horas apontam que a província tem um acumulativo de 36 casos da cólera. Segundo o médico-chefe, Sérgio João Reinaldo, dos 36 acumulativos, quatro tiveram alta nas últimas 24 horas, sem registo de nenhum óbito. A fonte referiu que está em seguimento mais um caso que foi reportado à unidade sanitária.

Reinaldo fez saber que o sector está a redobrar esforços conjuntos para o tratamento e prevenção da doença. Disse que já foi instalado um centro de tratamento para receber, tratar e confinar todos os pacientes que apresentam sintomas da cólera.

“Estão criadas condições para fazer face ao surto” disse, tendo apelado à sociedade a redobrar forças, tendo em vista a reversão do cenário, missão prontamente assumida.


Folha de Maputo