Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem que o restabelecimento da paz e a reconstrução dos edifícios públicos em áreas afectadas pelas incursões rebeldes em Cabo Delgado são prioridades, apesar de ainda existirem “focos isolados” de ataques.
“Apesar de existirem ainda focos isolados de ataques terroristas, há um grande esforço para o restabelecimento da segurança nos locais afectados”, declarou o chefe de Estado moçambicano.
O Presidente falava durante as cerimónias centrais das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, que se assinalou nesta sexta-feira.
Segundo Filipe Nyusi, além de esforços para estabilização dos pontos afectados pela insurgência, as autoridades moçambicanas desdobram-se para cumprir os calendários da reconstrução dos edifícios públicos devastados pelos rebeldes.
“Temos estado a reconstruir gradualmente os edifícios de serviços e outras infraestruturas sócio-económicas, como as de energia, água, saúde, comunicações e vias de acesso”, afirmou Nyusi.
Embora classifique os resultados operacionais das forças governamentais no terreno como positivos, Filipe Nyusi reiterou que não se pode considerar que a ameaça terrorista foi extinta.
“Não estamos a dizer que o terrorismo acabou”, frisou o chefe do Estado moçambicano, citado pela Lusa, destacando os esforços das forças governamentais que combatem os rebeldes no terreno.
A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
0 Comentários