DESTAQUE

SAMIM entrega armas capturadas aos terroristas em Cabo delgado

Filho de Kagame vai comandar a Força-Tarefa Conjunta em Cabo Delgado

 


O presidente do Ruanda, Paul Kagame, na qualidade do Comandante em Chefe das Forças Armadas do Ruanda, efetuou, no passado dia 05 de Junho corrente, mexidas no sector de defesa e segurança. Para além de nomear Juvenal Marizamunda para o cargo Ministro da Defesa, em substituição do Maj Gen Albert Murasira, Kagame escolheu o seu filho, Alex Kagame, para comandar as tropas ruandesas na província de Cabo Delgado.

Volvidos 11 dias depois da TotalEnergies tornar público o relatório de Jean-Christophe Rufin que recomendou o corte de ligações com o exército moçambicano, abrindo espaço para as tropas ruandesas garantirem segurança do perímetro onde está localizado o maior investimento privado da história do continente africano, o presidente do Ruanda Paul Kagame decidiu fazer mudanças nos comandos ruandeses em Cabo Delgado.

Maj General Eugene Nkubito, que comanda o contingente ruandês em Cabo Delgado desde Agosto, será substituído por Maj Gen Alex Kagame, por sinal filho do estadista ruandês. Aliás, os dois vão trocar de posições, visto que Nkubito volta ao seu país de origem para assumir o comando da 3ª Divisão do exército ruandês

Quem também foi destacado para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado é o coronel Theodoro Bahizi que, por sua vez, vai comandar o Grupo de Batalha.

A comunidade internacional olha com a alguma desconfiança a nomeação do filho de Kagame para dirigir os destinos das forças ruandesas em Cabo Delgado, pois há rumores de que a TotalEnergies vai disponibilizar parte significativa das receitas da exploração de gás natural na Bacia do Rovuma para o Ruanda em troca de garantia de segurança.


⛲ Evidências 

Enviar um comentário

0 Comentários