DESTAQUE

Venâncio Mondlane pode ser excluído do Congresso

Bombas de fragmentação: Ucrânia usa munições 'efetivamente', dizem EUA


A contra-ofensiva ucraniana foi mais lenta do que muitos esperavam

A Casa Branca confirmou que a Ucrânia está usando bombas de fragmentação dos EUA contra as forças russas no país.

O porta-voz da Segurança Nacional, John Kirby, disse que o feedback inicial sugere que eles estão sendo usados "efetivamente" em posições e operações defensivas russas.

As bombas de fragmentação espalham várias bombas e são proibidas por mais de 100 estados devido à sua ameaça aos civis.

Os EUA concordaram em fornecê-los para aumentar os suprimentos de munição ucraniana.

A Ucrânia prometeu que as bombas só serão usadas para desalojar concentrações de soldados inimigos russos.

"Eles estão usando-os apropriadamente", disse Kirby. "Eles estão usando-os de forma eficaz e estão realmente tendo um impacto nas formações defensivas da Rússia e nas manobras defensivas da Rússia. Acho que posso deixar por isso mesmo."

Os EUA decidiram enviar bombas de fragmentação depois que a Ucrânia alertou que estava ficando sem munição durante sua contra-ofensiva de verão, que foi mais lenta e mais cara do que muitos esperavam.

O presidente Joe Biden chamou a decisão de "muito difícil", enquanto seus aliados Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Espanha se opuseram ao seu uso .

A grande maioria enviada são projéteis de artilharia com uma "taxa de insucesso" inferior a 2,35%, uma referência à porcentagem de bombas que não explodem imediatamente e podem permanecer uma ameaça por anos.

As armas são eficazes quando usadas contra tropas em trincheiras e posições fortificadas, pois tornam grandes áreas muito perigosas para se movimentar até serem limpas.

⛲ BBC

Enviar um comentário

0 Comentários