DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Filipe Nyusi visita Rússia a partir de hoje



Com o discurso de um Estado neutral no conflito militar que envolve a Rússia e a Ucrânia, o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, visita, a partir de hoje até ao próximo sábado, a Federação da Rússia, a convite do seu homólogo, Vladimir Putin.

Um comunicado emitido pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República informa que Filipe Nyusi irá participar da Segunda Cimeira Rússia-África, que decorre entre hoje e amanhã, na cidade russa de São Petersburgo, um evento que contará com a presença de 49 representantes dos 54 países africanos, incluindo 17 Chefes de Estado.

Segundo o Gabinete de Imprensa da Presidência da República, “a participação do Presidente Nyusi, nesta cimeira, tem em vista o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre a Rússia e o continente africano em vários domínios de interesse mútuo, bem como ao nível bilateral”.

O Chefe de Estado moçambicano é um dos dois presidentes lusófonos que marcarão presença na cimeira. O outro Chefe de Estado lusófono que marcará presença na cimeira é Umaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau. Angola enviou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, enquanto São Tomé e Príncipe será representado pelo Embaixador em Lisboa, que está também acreditado em Moscovo. Cabo Verde decidiu gazetar da reunião em protesto à guerra.

Refira-se que desde o início da guerra Rússia-Ucrânia, em Fevereiro de 2022, Moçambique tem assumido uma posição de neutralidade na guerra, alegando ser defensor do diálogo entre as duas forças beligerantes, porém, a participação na Cimeira Rússia-África é vista como sinal de apoio ao governo russo. 

⛲ Carta

Enviar um comentário

0 Comentários