DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

RENAMO vai ao combatente nas principais cidades do País com “candidatos de peso”

 


As eleições autárquicas do presente ano podem vir a entrar no Guiness Book nacional, devido às apostas que o maior partido da oposição está a tomar.

Se na capital do País, a RENAMO decidiu que o seu candidato é carismático deputado, activista e pastor Venâncio Mondlane, tal como, os membros da Perdiz optaram em manter Manuel de Araújo, por sinal, “a maior individualidade política na oposição moçambicana” na actualidade, eis que na cidade da Beira, a região onde as eleições são “sempre tensas”, os membros da RENAMO, determinaram que o candidato será o político Geraldo Carvalho.

Portanto, na senda das escolhas, no município da Matola, a RENAMO vai novamente procurar ascender ao poder “roubado aos detalhes” nas últimas eleições pela Frelimo, apostando no popular deputado, António Pedro Muchanga. Já na Cidade de Tete, a figura escolhida é o empresário Ricardo Tomás, um político que nas eleições anteriores sempre constituiu uma “pedra no pescoço” para os seus adversários.

Ainda no leque das escolhas para o grande embate autárquico de 11 de outubro, os membros da RENAMO decidiram voltar a confiar para o desejado município da Cidade de Nacala-Porto, na Província de Nampula, em Raul Novinte, que viu a sua reeleição tremida devido a um volte-face de ultima-hora, quando um homem da sua confiança, conforme apuramos, retirou-se do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nacala para ombrear com o “corajoso Novinte”.

Entretanto, enquanto decorrem eleições internas em todos os distritos municipais e cidades, de acordo com fontes internas, na Cidade de Nampula, a situação não será a mesma, uma vez que Paulo Vahanle é que continuará o candidato da Perdiz, na capital do Norte, tendo sido consensual que o mesmo não deveria ser colocado nesta “dança” que os restantes militantes e dirigentes estão a enfrentar.

Contrariamente, ao que se assiste nas outras províncias do País, parece que em Cabo Delgado, a realidade é outra, com confusões constantes que levaram a Comissão Política do Partido, a enviar o General Hermínio de Morais, ou simplesmente, General Bob, a dirigir-se para lá, com o intuito de amainar os ânimos e encontrar a bússola certa para o Partido localmente.

Deste modo, tudo indica que as eleições autárquicas nas principais cidades do País serão bastante renhidas, tudo devido à qualidade dos candidatos que os partidos estão a apresentar, assim como, o status quo da Frelimo ao longo desses anos.


⛲ integrity 

Enviar um comentário

0 Comentários