DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Erdogan pede a Putin para voltar ao acordo de cereais com Kiev


Kremlin voltou a dizer que é só uma questão de ser cumprida a parte do texto que diz respeito à Rússia.

A Ucrânia tenta exportar os seus cereais através de rotas alternativas, como o porto romeno de Constanta, mas Ancara insiste em renovar o acordo de exportação de cereais entre Kiev e Moscovo.

Numa conversa telefónica, o presidente turco pediu ao homólogo russo para voltar atrás. Sobre a conversa, o porta-voz do Kremlin voltou a dizer que é só uma questão de ser cumprida a parte do texto que diz respeito à Rússia.

"A Rússia está pronta a regressar imediatamente ao acordo, não apenas às negociações, mas ao próprio acordo. Pronta, imediatamente. Só que o acordo deve ser implementado na parte que diz respeito à Federação Russa. Até agora, isso não foi feito, como sabem", sublinhou Dmitry Peskov, o porta-voz de Vladimir Putin

As declarações de Peskov não passaram despercebidas nas Nações Unidas. Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, disse que há indícios de que a Rússia poderá estar interessada em retomar as conversações. “Por isso, vamos esperar para ver se isso acontece de facto", afirmou.

Rússia ataca portos na Ucrânia cruciais para exportação de cereais

Esta quarta-feira, drones russos atingiram uma cidade portuária ucraniana ao longo da fronteira com a Roménia, causando danos significativos e um enorme incêndio em instalações que são fundamentais para as exportações de cereais da Ucrânia.

O ministro ucraniano das Infraestruturas, Oleksandr Kubrakov, disse que cerca de 44.000 toneladas de cereais, "que eram esperadas pelos países de África, China e Israel", foram danificadas no ataque.

⛲ EURONEWS

Enviar um comentário

0 Comentários