DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Terroristas reivindicam novo ataque na floresta de “Katupa” que deixou 17 militares mortos e feridos em Macomia

 


Foi através de um comunicado publicado ontem nas plataformas digitais, entre elas, o Telegram que o grupo terrorista reivindicou a autoria de mais um ataque à uma posição militar, no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado.

O ataque ocorrido no passado dia 08 de agosto, que “Integrity” noticiou na edição da última quinta-feira (10.08) baseando-se em fontes militares oficiais, que sobreviveram na incursão terrorista, criou 17 baixas no exército nacional, contrariamente aos dados avançados pelos militares, os terroristas dizem terem assassinado sete militares e ferido 10, totalizando 17 elementos afastados do combate.

Conforme escreve a Agência Notícias Amaq, “pelo menos 7 militares moçambicanos foram mortos e outros 10 feridos, num novo ataque de ‘terroristas’ do Estado Islâmico em Cabo Delgado, norte de Moçambique”.

Prosseguindo, à Agência Amaq diz que “os ‘membros’ do Estado Islâmico lançaram um violento ataque na passada terça-feira, a um quartel das forças moçambicanas perto das florestas de “Katupa”, na região de Macomia”.

As fontes acrescentaram que o ataque resultou na morte de pelo menos 7 soldados e feriu cerca de 10 outros, e os terroristas assumiram o controlo total da posição militar, onde saquearam todas as armas, que totalizaram cerca de 50 armas, vários lançadores de foguetes e morteiros, além de várias caixas de munição.

21 A Agência Amaq diz que “as fontes confirmaram que os ‘membros’ do Estado Islâmico atearam fogo à posição militar após o ataque e antes de deixar a área em direcção às suas bases.

Portanto, escreve à Agência Amaq que “o novo ataque surge na sequência de uma série de ataques semelhantes dirigidos à posição das forças moçambicanas em Macomia” durante o mês de “julho” e que deixaram mais de 20 mortos nas suas fileiras.

No entanto, na última quinta-feira (10.08) durante a visita de trabalho do Presidente queniano, William Ruto ao País, Filipe Nyusi, Presidente da República, disse que os exércitos moçambicanos com o apoio dos países amigos já haviam expulsado todos os terroristas das áreas ocupadas por estes nos últimos anos em Cabo Delgado.

⛲ INTEGRITY 

Enviar um comentário

0 Comentários