DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Vulcão da Islândia entra em erupção na península de Reykjanes

 


Um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, após semanas de intensa atividade sísmica.

Cerca de 4.000 pessoas foram evacuadas anteriormente da cidade pesqueira de Grindavik e o spa geotérmico Blue Lagoon, nas proximidades, foi fechado.

A erupção começou ao norte da cidade às 22h17, horário local (22h17 GMT), informou o Gabinete de Meteorologia da Islândia.

A região em torno da capital Reykjavik tem registado um aumento na atividade sísmica desde o final de outubro.

Imagens e vídeos postados nas redes sociais mostraram lava saindo do vulcão apenas uma hora após a detecção de um enxame de terremotos, ou eventos sísmicos

Um helicóptero da guarda costeira foi enviado à área para confirmar a localização exata e o tamanho da erupção.

O Met Office disse que a erupção estava localizada a cerca de 4 km (2,5 milhas) a nordeste de Grindavik e a atividade sísmica estava se movendo em direção à cidade.

O comprimento da fenda no vulcão é de cerca de 3,5 km, com a lava fluindo a uma taxa de cerca de 100 a 200 metros cúbicos por segundo, acrescentou.

Ele disse que isso foi muitas vezes mais do que nas erupções anteriores na península de Reykjanes nos últimos anos.

Um oficial sênior da polícia da Defesa Civil disse à emissora nacional RUV que a erupção aconteceu rapidamente e parecia ser “um evento bastante grande”.

Vidir Reynisson disse que a lava parecia fluir em todas as direções a partir de uma grande fenda no vulcão.

“Os jatos [de lava] são bastante altos, então parece ser uma erupção poderosa no início”, disse ele. ele disse.

A erupção pode ser vista em Reykjavik, que fica a cerca de 42 km a nordeste de Grindavik.

Uma testemunha ocular na cidade disse à BBC que metade do céu na direção de Grindavik estava “iluminada em vermelho”.

Ele disse que a fumaça também pode estar subindo no ar, com a polícia alertando as pessoas para ficarem longe da área.

A primeira-ministra da Islândia, Katrin Jakobsdottir, disse que as defesas recentemente construídas teriam um efeito positivo.

Ela disse que seus pensamentos estão com a comunidade local e que ela espera pelo melhor, apesar do “evento significativo”.

O Presidente Gudni Johannesson disse que salvaguardar vidas era a principal prioridade, mas que todos os esforços seriam feitos para proteger também as estruturas.

Em Abril de 2010, a erupção vulcânica Eyjafjallajokull causou o maior encerramento do espaço aéreo europeu desde a Segunda Guerra Mundial, como resultado de uma extensa nuvem de cinzas.

As perdas foram estimadas entre 1,5 mil milhões e 2,5 mil milhões de euros (1,3-2,2 mil milhões de libras; 1,6-2,7 mil milhões de dólares.


⛲ BBC 

Enviar um comentário

0 Comentários