DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

Donald Trump lança apelo para anular decisão do Colorado

 


O ex-presidente pediu à Suprema Corte que anulasse uma decisão que o impedia de votar no Colorado.

Donald Trump apelou ao Supremo Tribunal dos EUA para que faça valer a sua participação nas eleições primárias no estado do Colorado, anunciou esta quarta-feira a equipa de campanha do antigo Presidente.

Em dezembro, uma decisão de 4 a 3 da Suprema Corte do Colorado considerou que o homem de 77 anos não estaria nas urnas no estado, tornando-se a primeira vez que a Seção 3 da 14ª Emenda foi usada para barrar um candidato presidencial.

O tribunal concluiu que o papel de Trump no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA o desqualificou ao abrigo da cláusula anteriormente não utilizada.

Provável nomeação republicana

Pioneiro na nomeação republicana para 2024, Trump está a reagir contra a decisão do tribunal do Colorado que o desqualificou ao abrigo de uma disposição constitucional que impede qualquer pessoa que “se envolva em insurreição ou rebelião” de ocupar cargos públicos.

Até agora, os adversários de Trump só tiveram sucesso no Colorado e no estado do Maine, no nordeste do país.

A principal autoridade eleitoral do Maine, a secretária de Estado Shenna Bellows, decidiu em 29 de dezembro que a petição de nomeação primária de Trump era "inválida".


⛲ Dw

Enviar um comentário

0 Comentários