DESTAQUE

SAMIM entrega armas capturadas aos terroristas em Cabo delgado

Vinicius Jr. é chamado de macaco por torcedores do Atlético de Madrid

 


Vinicius Jr. pelo Real Madrid. EFE / Juanjo Martín.

Aos gritos de "mono" - macaco em espanhol - o ídolo Vinicius Jr. é recebido pela torcida do Atlético de Madrid, em noite de clássico

Rodada 23

Real Madrid

Em noite de clássico do futebol mundial, o Real Madrid enfrentou o Atlético de Madrid pela Copa do Rei, e mais uma vez, o ídolo brasileiro Vinicius Jr., foi recebido por participantes da torcida adversária com cânticos racistas. 

Parte da torcida do Atlético de Madrid ecoava:

"É um macaco, Vinicius é um macaco", repetiam. 

Segundo o AS, representantes do Atlético de Madrid alertaram a torcida, por meio de alto-falantes, sobre possíveis punições para atos de discriminação. De acordo com o site do Globo Esporte, o clube é reincidente em casos de racismo.

Cabe lembrar, que há poucos meses Vinicius denunciou, em suas redes sociais, inúmeros casos de discriminação racial que vinha sofrendo durante os jogos da La Liga. A situação gerou intensa comoção. Artistas e anônimos, no mundo inteiro, se uniram a Vini Jr. em um clamor por justiça. 

Investigações foram realizadas e vários torcedores foram presos. A partir do caso de Vini Jr., acordos foram firmados entre Brasil e Espanha, para proteção e denúncia de situações de racismo e xenofobia. O "Disque Racismo" foi uma delas, onde as vítimas passaram a poder relatar diretamente às autoridades espanholas, casos de violências sofridas. Este mecanismo pode ser acessado, discando-se 021, em território espanhol.

É importante ressaltar que na lei espanhola, racismo e xenofobia são crimes passíveis de prisão. 

Que o caso seja investigado e os envolvidos sejam responsabilizados. Que a beleza e o brilho e do futebol espanhol, não sejam apagados pela impunidade diante de crimes de racismo.

Avante, Vini Jr.! Avante, Real Madrid! Avante, Atlético de Madrid! Avan

Enviar um comentário

0 Comentários