DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Quénia nomeia primeira mulher chefe da Força Aérea

 


A Maj Gen Fatuma Gaiti Ahmed torna-se a primeira mulher na história do Quénia

O presidente do Quênia, William Ruto, nomeou na quinta-feira a major-general Fatuma Gaiti Ahmed como a primeira mulher comandante da Força Aérea.

Esta medida segue-se ao trágico acidente de helicóptero no mês passado, que ceifou a vida do chefe militar e de outras pessoas, suscitando a necessidade de uma nova liderança.

Juntamente com o Maj Gen Ahmed, foram nomeados outros líderes, incluindo um novo chefe das forças armadas. O general Charles Kahariri foi promovido para preencher a vaga deixada pelo falecido chefe militar.

A jornada da Maj Gen Ahmed para este cargo de prestígio quebrou barreiras de género ao longo da sua carreira, tornando-se a primeira mulher a alcançar as patentes de brigadeiro e major-general numa liderança militar dominada por homens.

A sua carreira militar começou em 1983, quando ingressou no Women Service Corps, uma entidade separada dos principais serviços militares, com foco em funções de apoio como administração, logística, assistência médica e comunicação. Com a dissolução da unidade em 1999, as mulheres foram integradas nos principais serviços militares, abrindo mais oportunidades para que se destacassem.

O Presidente Uhuru Kenyatta, durante a promoção do Maj Gen Ahmed a major-general em 2018, enfatizou o seu papel como modelo positivo para as mulheres no país. Ele a encorajou a provar que não há limites para as mulheres em nenhuma profissão.

A determinação do Maj Gen Ahmed em ter sucesso, apesar do desânimo de alguns membros da família, reflecte a sua resiliência e compromisso em fazer a diferença. Inspirada pela carreira militar do seu tio, ela abraçou desde cedo os valores da disciplina e do trabalho árduo que moldaram a sua vida.

A sua ascensão na hierarquia serve como um testemunho do progresso em direcção à igualdade de género nas forças armadas, estabelecendo um exemplo inspirador para as mulheres em todo o país.

⛲ África News 

Enviar um comentário

0 Comentários