DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

Calisto Cossa e Eneas Comiche concorrem a deputados da AR

 


Já são conhecidos alguns nomes que concorrem a deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura. O Partido Frelimo alistou figuras como Elísio de Sousa, Elcídio Bachita, Calisto Cossa e Eneas Comiche. O MDM apostou na activista social Fátima Mimbire, que lidera a lista para a Província de Maputo.

Há três dias, terminou o período de submissão de candidaturas à Assembleia da República, e decorre, neste momento, o processo de divulgação das listas. São listas, diga-se, cheias de surpresas. É que há nomes sonantes de políticos, juristas e até de jornalistas, que concorrem a um assento na dita “casa do povo”.

A Frelimo quer formar bancada com figuras como Elísio de Sousa (Jurista), Elcídio Bachita (Economista), bem como pretende devolver ao Parlamento a actual ministra do Negócio Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

Mas há outras novidades:

A nível da Zambézia, por exemplo, a Frelimo quer renovar com Hélder Injojo, primeiro vice-presidente da AR e deixou como suplente Caifadine Manasse, ambos envolvidos num escândalo de alegado tráfico de drogas.

Quem também corre o risco de não renovar o mandato é Vitória Diogo, colocada na posição 21, na lista de Tete, e Ana Rita Sithole, que consta na posição 8 da lista de suplentes pelo círculo eleitoral de Inhambane.

Outro destaque vai para nomes sonantes como António Boene e Agostinho Vuma, que não conseguiram sequer fazer parte da lista.

Em Manica, o número um da lista é Esperança Bias, actual presidente da Assembleia da República.

A Província de Maputo tem três novos nomes, dos quais dois membros do Governo. Ana Comoane, ministra da Administração Estatal e Função Pública encabeça a lista, seguida pelo ministro da Agricultura, Celso Correia. No número oito, está o antigo edil da Matola Calisto Cossa. O também antigo edil de Maputo lidera a lista da cidade e tem como suplentes Teodoro Waty e Isálcio Mahanjane.

Já no MDM, o destaque vai para o círculo eleitoral da Cidade de Maputo, cuja cabeça de lista é a activista social Fátima Mimbire. Nomes como Lutero Simango e Elias Impuire não fazem parte da lista dos concorrentes.

Até ao encerramento desta reportagem, ainda não tinham sido afixadas as listas da Renamo e da Coligação para a Aliança Democrática, CAD.

O secretário técnico da Administração Eleitoral diz que o processo continua, até porque ainda está dentro do tempo previsto.

⛲ O país 

Enviar um comentário

0 Comentários