DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Cientistas ressurgem após um ano em projeto de simulação de Marte

 


As duas mulheres e os dois homens passaram os últimos 378 dias no habitat Mars Dune Alpha de Houston, projetado para imitar as condições do Planeta Vermelho. Eles passaram o ano conduzindo "Marswalks" e operando sob "estressores adicionais".

O vice-diretor da NASA, Kjell Lindgren (centro), fala enquanto os membros voluntários da tripulação (da esquerda para a direita) Kelly Haston, Ross Brockwell, Nathan Jones e Anca Selariu saem da Mars Dune Alpha em 6 de julho de 2024.

Depois de um ano, quatro cientistas nos Estados Unidos encerraram no sábado um experimento que simulava vida em Marte .

Sob aplausos, os quatro voluntários deixaram a sonda Mars Dune Alpha, construída pela NASA , onde passaram os últimos 378 dias completamente isolados do mundo exterior.

A estrutura de 160 metros quadrados no Johnson Space Center em Houston foi projetada para imitar as condições do Planeta Vermelho. O habitat é uma instalação impressa em 3D, completa com quartos, uma academia, áreas comuns e uma fazenda vertical para cultivo de alimentos.

A estrutura também conta com uma área externa, separada por uma câmara de descompressão. O espaço é preenchido com areia vermelha e é onde a equipe vestiu os trajes para conduzir suas "Marswalks".

O que os cientistas fizeram?

Anca Selariu, Ross Brockwell, Nathan Jones e a líder da equipe Kelly Haston passaram o último ano cultivando vegetais, realizando "caminhadas em Marte" e operando sob o que a NASA chama de "fatores estressantes adicionais".

Isso incluía atrasos na comunicação com a "Terra", incluindo suas famílias; isolamento; e confinamento.

Ao deixarem o habitat no sábado, os quatro voluntários estavam visivelmente emocionados.

"Podemos fazer essas coisas juntos", disse Brockwell. "Podemos usar nossos sentidos de admiração e propósito, para alcançar paz e prosperidade e desbloquear conhecimento e alegria para o benefício de todos em todas as partes do planeta Terra", acrescentou.

Que missões de exploração espacial nos aguardam em 2024?

Qual é o objetivo da missão?

A missão foi a primeira de uma série chamada Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA). Seu objetivo é ajudar a NASA a se preparar para enviar humanos de volta à Lua e, um dia, a Marte.

Julie Kramer, diretora de engenharia da NASA, disse que o projeto "nos dá a oportunidade de aprender todas essas coisas críticas sobre esses sistemas complexos, e isso tornará a ida e volta a Marte muito mais segura".

Missões CHAPEA adicionais estão planejadas para 2025 e 2027, ela disse.

Uma missão de um ano para simular a vida em Marte ocorreu em um habitat no Havaí em 2015-2016. A NASA participou, mas não liderou a missão.

Como parte do programa Artemis, os EUA planejam enviar humanos de volta à Lua para aprender como viver lá a longo prazo. Isso ajudará a preparar uma viagem a Marte em algum momento no final da década de 2030.

⛲ Dw

Enviar um comentário

0 Comentários