O FC Porto apanhou todos de surpresa ao anunciar, de forma inesperada, a contratação do experiente avançado Luuk de Jong. O neerlandês de 34 anos foi revelado como novo jogador dos dragões durante a cerimónia de apresentação da equipa aos adeptos, no Estádio do Dragão, momentos antes do jogo frente ao Atlético de Madrid.


De Jong assinou contrato válido até junho de 2026, com possibilidade de renovação por mais uma época. Apesar de já vestir a camisola azul e branca — número 26 — o jogador não foi incluído na convocatória para o duelo deste domingo.


Na temporada passada, ao serviço do PSV Eindhoven, o goleador marcou 18 golos e somou 11 assistências na Eredivisie. A sua carreira no clube neerlandês foi marcada por feitos históricos: 186 golos em oito épocas, sendo o segundo melhor marcador da história do PSV e o décimo com mais jogos disputados (338).


Natural de Aigle, na Suíça, e formado no De Graafschap, Luuk de Jong começou a dar nas vistas com a camisola do Twente, entre 2009 e 2012. Daí seguiu para a Alemanha, onde teve uma curta passagem pelo Borussia Mönchengladbach, antes de ser emprestado ao Newcastle, na Premier League.


O regresso à Holanda, para representar o PSV, acabou por relançar a sua carreira, tanto em termos individuais como coletivos. Depois de cinco temporadas marcadas por títulos e muitos golos, o ponta de lança transferiu-se para o Sevilla em 2019, onde conquistou a Liga Europa logo na primeira época. Em 2021/22, viveu uma curta experiência no Barcelona, por empréstimo, onde ainda conseguiu marcar sete golos em 29 partidas.


Agora, aos 34 anos e com 49 internacionalizações pela seleção dos Países Baixos, De Jong reforça o ataque do FC Porto, juntando-se a nomes como Samu, Deniz Gul e Danny Namaso no plantel de Francesco Farioli.