Mourinho volta a provocar o Sporting e lança críticas duras à arbitragem: “Hoje já afasto o humor negro” ~ Grandes de Portugal

Cookie

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Mourinho volta a provocar o Sporting e lança críticas duras à arbitragem: “Hoje já afasto o humor negro”


José Mourinho voltou a estar no centro da polémica no futebol português. Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre Benfica e Estoril Praia, relativo à 17.ª jornada da Primeira Liga, o treinador encarnado não resistiu a lançar mais uma “bicada” ao Sporting, desta vez relacionada com episódios de arbitragem que, na sua perspetiva, tiveram impacto direto na luta pelos primeiros lugares do campeonato.

Conhecido pelo seu discurso direto, irónico e muitas vezes provocador, Mourinho fez uma análise global ao percurso do Benfica até ao momento, mas acabou por puxar para a conversa exemplos concretos envolvendo os principais rivais, deixando implícitas críticas tanto às decisões arbitrais como à forma como alguns erros têm beneficiado determinadas equipas.

Avaliação positiva, mas com recados pelo meio

Questionado sobre a autoavaliação da equipa nesta fase da temporada, o técnico das águias começou por destacar a consistência do Benfica, apesar dos pontos perdidos em jogos considerados decisivos.

«Acho que é positiva», afirmou Mourinho, antes de contextualizar os empates recentes. Para o treinador encarnado, há resultados que se enquadram na normalidade do futebol, enquanto outros ficaram marcados por erros que, na sua opinião, não deviam ter acontecido.

«Empatámos com o Sporting, o que é normal. Perdemos pontos com o Casa Pia e com o Braga da maneira que foi», começou por dizer, abrindo caminho para uma comparação direta com os rivais.

Comparações com FC Porto e Sporting

Mourinho não deixou de sublinhar a campanha do FC Porto, elogiando implicitamente a forma como os dragões têm conseguido manter uma regularidade pouco comum.

«Se o FC Porto tivesse empatado dois jogos era normal, mas o que está a fazer é anormal», afirmou, numa referência à série de resultados positivos dos azuis e brancos.

No entanto, foi ao falar do Sporting que o tom subiu e a ironia voltou a marcar presença. Sem mencionar diretamente jogos ou árbitros, Mourinho trouxe à memória um lance polémico que envolveu os leões e que, segundo ele, acabou por influenciar a classificação.

«Se o Sporting não tivesse a sorte de enganarem ocasionalmente na marcação de um canto que dava um empate, também estaria mais perto de nós», disparou, numa frase que rapidamente incendiou o debate nas redes sociais.

Críticas indiretas à arbitragem

O treinador do Benfica voltou depois a falar dos jogos em que considera que a sua equipa foi claramente prejudicada pelas decisões dos árbitros, nomeadamente frente ao Braga e ao Casa Pia.

«O Benfica, em condições normais, também teria ganho ao Braga», afirmou Mourinho, antes de acrescentar uma frase que não passou despercebida: «Hoje já afasto o humor negro».

A expressão foi interpretada como uma referência direta às declarações irónicas feitas após jogos anteriores, onde o técnico usou sarcasmo para comentar decisões polémicas. Desta vez, Mourinho optou por um tom mais sério, mas nem por isso menos crítico.

Sobre o empate com o Casa Pia, voltou a apontar o dedo ao mesmo árbitro que esteve envolvido noutro jogo polémico envolvendo o Sporting: «Acho que o árbitro será o mesmo do Sporting x Gil Vicente», disse, deixando implícito que há padrões que merecem reflexão.

Um discurso que promete polémica

As palavras de José Mourinho surgem numa altura em que a arbitragem continua a dominar a agenda do futebol português. Nas últimas semanas, vários clubes, dirigentes e treinadores têm manifestado publicamente o seu descontentamento, colocando pressão adicional sobre o Conselho de Arbitragem.

No caso do Benfica, estas declarações reforçam a narrativa de que a equipa tem sido penalizada em momentos-chave da temporada, algo que o técnico considera determinante na luta pelo título.

Foco no Estoril, mas com olhos no campeonato

Apesar do discurso polémico, Mourinho garantiu que o foco da equipa está totalmente centrado no jogo frente ao Estoril Praia, marcado para este fim de semana no Estádio da Luz. O técnico sabe que qualquer novo deslize pode custar caro numa fase em que a margem de erro é cada vez menor.

Ainda assim, ficou claro que o treinador encarnado não pretende abdicar do seu estilo frontal e provocador, mesmo sabendo que cada palavra sua é amplamente analisada e discutida.

Mourinho fiel a si próprio

Com esta nova intervenção, José Mourinho volta a provar que continua a ser uma das figuras mais mediáticas do futebol nacional. As suas declarações prometem reacções do lado leonino e, possivelmente, novos capítulos numa rivalidade que parece longe de acalmar.

Uma coisa é certa: no Benfica de Mourinho, o futebol joga-se dentro de campo, mas também se discute – e muito – fora dele.


0 Comments:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();