DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

Montenegro enfrenta confrontos antes da posse do líder da Igreja Ortodoxa

 


A polícia usou gás lacrimogêneo contra manifestantes em Montenegro que tentavam bloquear a entronização de um novo arcebispo da Igreja Ortodoxa Sérvia.

Multidões furiosas atiraram pedras contra a polícia e derrubaram as cercas de segurança ao redor do mosteiro na cidade de Cetinje.

Apesar dos protestos, a entronização de Joanikije II ocorreu no domingo, informou a mídia local.

O evento expôs divisões no país, que encerrou sua união com a Sérvia em 2006.

A Igreja Ortodoxa Sérvia é a maior instituição religiosa de Montenegro, mas está em conflito com o presidente Milo Djukanovic. Ele afirma que a Igreja está tentando minar a independência do país e trazer o Montenegro de volta ao controle da Sérvia.

O presidente instou os manifestantes a interromper a posse de Joanikije II ao alto cargo clerical, conhecido como Metropolita de Montenegro e Arcebispo de Cetinje.

No sábado, centenas de manifestantes montaram barricadas para bloquear o acesso a Cetinje, enquanto outros protestos estouraram no domingo.

"Estamos nas barricadas porque estamos fartos de Belgrado negar nossa nação e nos dizer quais são nossos direitos religiosos", disse o manifestante Andjela Ivanovic à agência de notícias Reuters. “Todos os objetos religiosos [igrejas] construídos em Montenegro pertencem às pessoas daqui e do estado de Montenegro”.

O presidente ainda está se recuperando da derrota que seu Partido Democrático dos Socialistas (DPS) sofreu na eleição parlamentar do ano passado, que veio depois que ele aprovou uma legislação que teria permitido ao Estado reivindicar propriedades da Igreja.

O tiro saiu pela culatra quando a Igreja fez campanha pela oposição, tirando o DPS do poder pela primeira vez em três décadas.

Os montenegrinos que se identificam como sérvios étnicos respondem por cerca de um terço da população de 630.000 habitantes do país, de acordo com os últimos dados do censo. A maioria dos montenegrinos são membros da Igreja Ortodoxa Sérvia.

Enviar um comentário

0 Comentários