DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

O Afeganistão 'provavelmente' entrará em erupção em uma guerra civil, diz general dos EUA

 


Movimento de resistência afegão e forças rebeldes anti-Talibã participam de treinamento militar

O Afeganistão "provavelmente" entrará em erupção em uma guerra civil, disse o general dos EUA à mídia norte-americana, alertando que essas condições podem levar ao ressurgimento de grupos terroristas no país.

Quando as forças americanas começaram sua retirada, o Taleban assumiu o controle do Afeganistão em uma campanha relâmpago, com apenas a província do norte de Panjshir resistindo aos islâmicos linha-dura.

"Minha estimativa militar ... é que as condições provavelmente se desenvolverão para uma guerra civil", disse o general Mark Milley, presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior, à Fox News.

Ele questionou se o Taleban, que ainda não declarou um governo, seria capaz de consolidar o poder e estabelecer uma governança efetiva.

"Acho que há pelo menos uma probabilidade muito boa de uma guerra civil mais ampla e que, por sua vez, levará a condições que poderiam, de fato, levar a uma reconstituição da Al-Qaeda ou ao crescimento do ISIS ou de outros ... grupos terroristas ", Disse o Sr. Milley.

Enfatizando que não podia prever o que aconteceria a seguir no Afeganistão, ele fez uma avaliação desanimadora.

Enquanto isso, os combatentes do Taleban avançaram profundamente no  Vale de Panjshir , no Afeganistão, com combatentes da resistência dizendo que estão mantendo os islâmicos afastados, mas analistas alertaram que estão lutando.

A agência de ajuda italiana Emergency, que administra um hospital em Panjshir, disse que as forças do Taleban chegaram ao vilarejo de Anabah, onde administram um centro cirúrgico.

"Muitas pessoas fugiram de vilas locais nos últimos dias", disse o Emergency em um comunicado, acrescentando que continua prestando serviços médicos.

"Até agora não houve interferência nas atividades do Emergency", disse o jornal.

"Recebemos um pequeno número de feridos no Centro Cirúrgico Anabah."

Anabah fica cerca de 25 quilômetros ao norte dentro de um vale de 115 quilômetros de extensão, mas relatos não confirmados sugerem que o Taleban também tomou outras áreas.

Bill Roggio, editor-chefe do Long War Journal, dos Estados Unidos, disse esta manhã que ainda havia uma "névoa de guerra" com relatos não confirmados de que o Taleban havia capturado vários distritos.

Ambos os lados afirmam ter infligido pesadas perdas um ao outro.

"O exército do Taleban endureceu com 20 anos de guerra, e não se engane, o Taleban treinou um exército", tuitou Roggio hoje, acrescentando que "as chances eram grandes" para a resistência Panjshir.

"O exército do Taleban foi injetado com uma grande quantidade de armas e munições após a retirada dos EUA e o colapso do ANA" (Exército Nacional Afegão), acrescentou.

Os combatentes em Panjshir resistiram por uma década contra os militares soviéticos e também contra o primeiro regime do Talibã de 1996 a 2001.

Ali Maisam Nazary, que não está em Panjshir mas continua a ser um porta-voz da resistência, disse hoje que a resistência "nunca irá falhar".

Mas o ex-vice-presidente Amrullah Saleh, que está escondido em Panjshir ao lado de Ahmad Massoud, filho do lendário comandante anti-Talibã Ahmad Shah Massoud, alertou para uma situação sombria.

O Sr. Saleh em um comunicado falou de uma "crise humanitária em grande escala", com milhares "deslocados pelo ataque do Taleban".

A mídia social pró-Taleban se gabou de capturar áreas do vale, mas Nick Waters, do site investigativo Bellingcat, disse que as postagens não incluíam fotos verificáveis ​​para apoiar as alegações.

"Será muito fácil verificar um vídeo mostrando o Taleban no vale de Panjshir", disse Waters.

O Vale Panjshir, cercado por picos recortados de neve, oferece uma vantagem defensiva natural, com os guerreiros derretendo diante do avanço das forças e, em seguida, lançando emboscadas disparando dos topos altos para o vale.

Enviar um comentário

0 Comentários