DESTAQUE

“O sonho que temos para Moçambique está longe de ser realizado”, diz Chissano

Kyle Rittenhouse: Biden 'zangado' após adolescente ser inocentado de tiroteios

 

Americanos reagem à absolvição total de Kyle Rittenhouse

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que está "zangado" depois que um adolescente que matou dois homens a tiros durante um conflito racial no ano passado em Wisconsin foi inocentado.

O presidente expressou consternação com o veredicto em um comunicado por escrito, depois de dizer a repórteres que apoiava a decisão do júri.

Kyle Rittenhouse, 18, soluçou ao ser absolvido de todas as acusações pelo tiroteio em Kenosha em 25 de agosto de 2020.

Houve protestos discretos sobre o resultado de um julgamento que dividiu os EUA.

Rittenhouse quase desmaiou de alívio ao saber seu destino na sexta-feira com um júri de sete mulheres e cinco homens, após três dias e meio de deliberações. Sua mãe, Wendy, também chorou.

O ex-cadete jovem da polícia foi inocentado de duas acusações de homicídio doloso, uma de tentativa de homicídio e duas de colocar a segurança de forma imprudente em risco.

O Sr. Rittenhouse reconheceu atirar fatalmente em Joseph Rosenbaum, 36, e Anthony Huber, 26, e ferir Gaige Grosskreutz, 28, mas afirmou que fez isso em legítima defesa.

O réu e os homens que ele atirou eram todos brancos, mas a questão da raça pairava sobre o caso porque o tiroteio aconteceu durante uma desordem civil por causa da brutalidade policial percebida.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Biden tuitou um vídeo que parecia vincular Rittenhouse, sem qualquer evidência, aos supremacistas brancos.

Na sexta-feira, do lado de fora da Casa Branca, um repórter perguntou ao presidente democrata se ele mantinha seus comentários anteriores sobre o adolescente.

O Sr. Biden respondeu: "Eu mantenho o que o júri concluiu. O sistema do júri funciona e temos que obedecê-lo."

Posteriormente, ele divulgou um comunicado dizendo: "Embora o veredicto de Kenosha deixe muitos americanos zangados e preocupados, eu inclusive, devemos reconhecer que o júri falou."

O que aconteceu em Kenosha?

Rittenhouse, então com 17 anos, apareceu em Kenosha após a cidade ter sido convulsionada por duas noites de tumultos, saques e incêndios criminosos quando a polícia atirou sete vezes nas costas de um homem negro, Jacob Blake, em 23 de agosto de 2020, sete vezes em 23 de agosto de 2020, deixando-o paralisado.

A defesa apresentou seu cliente como um adolescente de espírito cívico que fora para a cidade do meio-oeste dos Estados Unidos para proteger a propriedade privada e só atirou nos homens porque temia por sua vida.

A promotoria descreveu o Sr. Rittenhouse como um vigilante imprudente e os homens que ele atirou como heróis tentando desarmar alguém que eles pensavam ser um "atirador ativo".

O julgamento ouviu que Rosenbaum agiu de forma irregular naquela noite e perseguiu Rittenhouse antes de tentar pegar sua arma. O Sr. Rittenhouse atirou nele fatalmente.

O Sr. Huber foi morto depois de atingir o Sr. Rittenhouse na cabeça ou no pescoço com um skate.

Grosskreutz teve seu bíceps disparado depois de apontar sua própria arma para Rittenhouse.

Que outra reação houve?

Após o veredicto, o advogado de defesa Mark Richards disse sobre seu cliente: "Ele quer continuar com sua vida.

"Ele gostaria que nada disso nunca tivesse acontecido. Mas, como ele disse quando testemunhou, ele não começou isso."

Os pais de Huber, a segunda pessoa alvejada por Rittenhouse, disseram que ficaram "de coração partido" com o veredicto.

Karen Bloom e John Huber disseram em um comunicado: "Isso envia a mensagem inaceitável de que civis armados podem aparecer em qualquer cidade, incitar à violência e então usar o perigo que criaram para justificar atirar em pessoas nas ruas".

Para os conservadores, o Sr. Rittenhouse é um patriota heróico que afirmou seus direitos de portar armas e autodefesa contra uma multidão violenta

Nomia Iqbal, da BBC, em Kenosha, disse que um pequeno número de manifestantes se reuniu do lado de fora do tribunal, segurando cartazes que diziam "Killer Kyle" e "Sem justiça, sem paz".

Os donos de lojas locais disseram a ela que ficariam felizes quando o veredicto fosse anunciado para que a cidade pudesse seguir em frente.

O julgamento expôs as divisões políticas, com muitos democratas condenando o veredicto, enquanto os republicanos disseram que a justiça havia sido feita, com alguns até oferecendo-lhe estágios.

Após o veredicto, o apresentador de direita da Fox News, Tucker Carlson, postou um clipe de uma entrevista exclusiva com Rittenhouse, que será transmitida na segunda-feira.

Na filmagem, o Sr. Rittenhouse descreve acordar suando frio por causa de sonhos "assustadores" que tem todas as noites sobre o que aconteceu.

Enviar um comentário

0 Comentários