DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Mulher é assassinada em salão de beleza: criminosos saíram do local de mansinho

 


Ela é mãe de Edson Vombe, que cumpriu até 2017 metade de uma pena por ter sido condenado por associação para delinquir. O caso estava ligado a um rapto na Matola. Em 2013, o tribunal não encontrou provas de que Vombe era mandante - autor moral - e condenou-o a nove anos de prisão. Quando teve liberdade condicional, Edson Vombe foi viver para o estrangeiro

Sua mãe estava casada com o Senhor Namarroi, um antigo combatente que virou empresário, no contexto das privatizações. Têm filhos. Ela frequentava o salão de beleza na Emília Dausse, onde foi asassinada com dois tiros nas costas. Segundo testemunhas, eram dois homens, sem capuzes ou disfarce. Desceram de uma viatura sem chapa de matrícula, entraram no estabelecimento e abateram a vítima a sangue frio. Pareciam profissionais. Saíram do local a pé apressado mas não era fuga de criminoso comum. Era como que a saída triunfal de um de operativos de esquadrão da morte com missão cumprida

Claramente, o modus operandi aponta para agentes da PRM à paisana. Depois da detenção de Esmael Nangy no sábado passado na África do Sul, o assassinato da senhora Namarroi pode ser outro indicador de que a Polícia está a tentar mexer-se para mostrar serviço, depois de muitas críticas de inoperacionalidade na investigação dos raptos. Recordem-se, há menos de duas semanas um empresário raptado foi encontrado morto, gerando uma enorme repulsa na sociedade pelo laxismo policial , nomeadamente do SERNIC, que já teve no seu seio operacionais de sequestros.

Seja como for, há peças soltas no puzzle. O mandado de captura de Nangy é de julho de 2022 e sua prisão é feita na própria residência….não era propriamente um fugitivo.

O assassinato da senhora Namarroi, hoje, tem lá a sua mensagem. Vombe é alegadamente procurado. Mas e sua mãe? Em 2018, ela sentiu a dor cruel do cativeiro. Consta que Namarroi não pagou resgate e que a mulher foi solta depois de ser aprisionada.

Fonte: Cartamoz 

Enviar um comentário

0 Comentários