Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Um grupo de cerca de 10 terroristas atacou, na tarde da última terça-feira, uma comunidade denominada Nacala, a menos de 50 quilómetros da vila de Mueda, centro do Teatro Operacional Norte - TON. A comunidade Nacala está próxima da aldeia Homba, que no fim de 2022 foi igualmente atacada.
Fontes disseram à "Carta" que os terroristas escalaram a comunidade por volta das 17:00 horas, fazendo disparos, mas a maior parte da população tinha abandonado a região para esconderijos e para Homba, onde está posicionada a força local. Muito antes do ataque já circulavam informações dando conta da presença de homens estranhos, alguns com armas.
Segundo as mesmas fontes, os atacantes não fizeram vítimas mortais e nem feridos, mas saquearam alguns bens da população. Acredita-se que o grupo tenha rumando mais para a zona baixa, uma área considerada de difícil acesso, devido à prevalência de árvores frondosas na região.
Esta é a primeira incursão conhecida depois de o grupo ter sido perseguido durante a operação Vulcão IV, realizada pelas FDS e seus parceiros, na primeira dezena de Janeiro, entre as margens do rio Messalo nos distritos de Macomia e Muidumbe.
Na tomada de posse de novos secretários do Estado e do vice-ministro da Saúde, o presidente da República, Filipe Nyusi, alertou que nenhuma província está imune às acções terroristas, chamando atenção para maior esforço para erradicação.
Carta
0 Comentários