Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Mais uma região de Sofala está a registar casos de cólera. Trata-se de Muanza com nove casos registados em uma semana, passando, assim, para quatro o número de distritos com o surto desde finais de Novembro passado.
O consumo de água imprópria é apontada pelo sector de saúde em Sofala como a causa mais provável do surgimento de cólera no distrito de Muanza, desde o passado dia 17 deste mês, que primeiro começou com o registo de casos de diarreia.
“No âmbito da nossa vigilância laboratorial, foram feitas colheitas de amostras que foram reveladas positivas para o vibrião colérico. Importa referir que, há cinco dias, não temos nenhum caso, mas temos de esperar os critérios de declaração do fim do surto, que é de 30 dias”, explicou Edgar Meque, chefe do Departamento de Saúde Pública em Sofala.
Os outros distritos com cólera em Sofala são Caia, Maríngue e Cheringoma. “Preocupa-nos este último distrito com uma tendência crescente de número de casos, apesar do esforço feito pelo nosso sector no processo de sensibilização.”
Nos outros dois distritos com registo da doença, nomeadamente Caia e Marínguè, o sector da saúde afirmou que a propagação da doença está controlada, apesar de continuar a registar novos casos. “Actualmente, dão entrada um a dois casos por dia, contra 8 a 10 há cerca de uma semana.”
Dados cumulativos indicam que, desde Novembro, foram registados, em Sofala, 1097 casos, que resultaram num óbito, no distrito de Marínguè, e actualmente estão internados quatro pacientes.
⛲: O país
0 Comentários