DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Manifestantes israelenses se manifestam para bloquear a passagem de ajuda humanitária com destino a Gaza

 


Ativistas israelenses bloqueiam a saída do porto de Ashdod para parar caminhões que afirmam transportar ajuda humanitária com destino à Faixa de Gaza, em Ashdod, Israel, quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024.

Os protestos eclodiram perto do principal porto marítimo israelense, enquanto os manifestantes se opunham à entrega de ajuda humanitária a Gaza na quinta-feira.

Dezenas de pessoas sentaram-se na entrada do porto de Ashdod, examinando os destinos das cargas dos caminhões. Embora ainda não esteja claro se os protestos bloquearam os camiões de ajuda, as Nações Unidas instaram Israel a permitir a entrega de ajuda através do porto.

Esta não é a primeira ocorrência desses protestos. No domingo, os manifestantes fecharam a passagem de Karam Abu Salem, impedindo que camiões de ajuda humanitária entrassem em Gaza pela quarta vez.

No sábado, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conduziu uma conferência de imprensa no Ministério da Defesa, enfatizando que a realização bem-sucedida da missão e dos objetivos da guerra seria impossível sem o fornecimento essencial de ajuda humanitária a Gaza.

Israel impôs inicialmente um bloqueio a Gaza no início do conflito, dificultando a entrada de ajuda. Apesar de ter diminuído sob a pressão dos EUA, a ajuda prestada continua a ser uma fracção dos níveis anteriores à guerra.

O impacto da guerra em Gaza levou a uma grave crise humanitária. Os chefes das agências da ONU alertaram sobre uma fome iminente e um surto de doenças se a ajuda urgente não for fornecida.

As restrições israelitas e o conflito em curso impediram a entrega de ajuda ao norte de Gaza, onde se acredita que tenham permanecido várias centenas de milhares de pessoas.

Aproximadamente um quarto dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza correm o risco de morrer de fome, segundo responsáveis da ONU, sublinhando a extrema necessidade de esforços humanitários sustentados no meio do actual conflito Israel-Hamas 

⛲ África News 

Enviar um comentário

0 Comentários