Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
O antigo Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, sobreviveu a um acidente de viação depois de o veículo que o transportava ter sido atingido por um condutor embriagado, informou a polícia.
Um homem de 50 anos de idade cujo nome não foi avançado pelas autoridades policiais sul africanas, foi preso de imediato após embater no veículo blindado do ex-presidente sul africano Jacob Zuma. a polícia afirma que o condutor estava sob efeito do álcool e foi imprudente.
Segundo escreve a imprensa sul africana, o acidente aconteceu na cidade de KwaZulu-Natal na noite da quinta-feira momento em que Zuma seguia em direção a sua residência na zona Rural de Nkandla.
O acontecimento está a levantar suspeitas de tentativa de assasinato do ex-presidente sul africano entre 2009 e 2018, que horas antes do sucedido, viu as autoridades eleitorais a negar a sua participação nas eleições gerais de 29 de maio próximo.
O presidente Sul africano e do partido ANC lamentou o sucedido.
Sobre a infeliz situação de acidentes na nação, quero lamentar o caso envolvendo a comitiva que transportava o meu presidente Jacob Zuma. Informaram-me de que não há danos e que ele está em segurança. fui também informado que o caso está a ser investigado.” disse Cyril Ramaphosa.
Em declarações ao canal público sul-africano SABC, o responsável pela campanha eleitoral do partido MKP, Musa Mkhize, adiantou que “Zuma era um alvo”.
“O que aconteceu ontem à noite devo dizer que, infelizmente, estávamos à espera que acontecesse e aconteceu porque o presidente foi avisado, não sabemos o que ainda está para acontecer”. “Acreditamos que seja crime, quem quer que esteja a fazer isto. São conhecidos, falaram publicamente, e as pessoas sabem quem eles são”, acusou.
De acordo com a porta-voz da polícia Sul-africana, Zuma goza de boa saúde e o suspeito deverá comparecer em tribunal na terça-feira.
“Ninguém ficou ferido, incluindo os agentes dos Serviços de Proteção Presidencial (PPS, na sigla em inglês), o ex-presidente foi retirado do local e levado para a sua residência”.
Adiantou à imprensa Athlenda Mathe a imprensa local.
0 Comentários