Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Os profissionais de saúde encabeçados pela Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) anunciaram, nesta quarta-feira, 24 de Abril, que a greve suspensa em Março do ano em curso será retomada no dia 29 de Abril corrente devido à falta de seriedade do Governo.
Texto: Esneta Marrove
Os profissionais da saúde suspenderam a greve com objectivo de retomar as negociações com o Executivo. No entanto, parece que as mesmas não chegaram a um bom ´porto, daí que Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) sente-se enganada.
Perante esta situação, os profissionais de saúde, que denunciaram que o grosso das unidades sanitárias enfrenta problemas de energia e falta de combustível para as ambulâncias, referem que não tem outra opção a não ser retomar a greve.
“O Governo não se preocupa com a sua força motriz, o funcionário. Aquando do diálogo entre a APSUM e o Governo foram alcançados consensos como apetrechamento dos blocos operatórios, disponibilização de material cirúrgico nas unidades sanitárias, aumento de subsídios de risco dos 5% previstos para o pagamento de horas extras e turnos, entre outras, mas estas promessas não foram cumpridas”, declarou a porta-voz do APSUM, Rossana Zunguze
Ainda no rol das alegações para retomar a greve, porta- voz da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique referiu que o pagamento das horas extras continua uma miragem para o grosso dos associados.
⛲ Evidências
0 Comentários