Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Autoridades norte-coreanas dizem que vão suspender temporariamente o envio de balões cheios de lixo para a Coreia do Sul, mas estão prontas para retomar se Seul enviar panfletos para o norte.
Depois de enviar centenas de balões carregados de lixo e excremento através da fronteira para a Coreia do Sul , autoridades norte-coreanas disseram no domingo que o esforço seria interrompido.
“Suspenderemos temporariamente a ação de espalhar resíduos de papel além da fronteira”, disse a Agência Central de Notícias oficial da Coreia. "Isso ocorre porque nossa ação é uma contramedida completa."
Eles alertaram que os balões voariam novamente para o sul se Seul enviasse panfletos anti-norte-coreanos para o norte.
“Demos aos sul-coreanos uma experiência completa de como é nojento e trabalhoso coletar resíduos de papel espalhados”, acrescentou o comunicado.
A distribuição de panfletos sul-coreanos que atacam o regime de Kim Jong Un tem sido há muito um ponto delicado nas relações entre as duas nações rivais.
Coreia do Norte envia centenas de balões de lixo através da fronteir
Irmã de Kim Jong Un zomba da reação de Seul
A Coreia do Sul classificou o envio de balões cheios de lixo de "classe baixa" e alertou que a sua própria resposta seria "insuportável".
Os panfletos anti-Kim Jong Un são geralmente enviados através da fronteira fortemente militarizada por ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos . Os pacotes ocasionalmente incluem dinheiro ou arroz para atrair a atenção da população do país empobrecido. Alguns deles também contêm unidades USB com conteúdos como programas de TV sul-coreanos.
Os legisladores sul-coreanos criminalizaram a prática de enviar balões para a Coreia do Norte em 2020 , mas a medida foi anulada pelo Tribunal Constitucional da Coreia do Sul no ano passado. Os juízes descreveram a proibição como um impedimento à liberdade de expressão.
Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un e porta-voz proeminente do governo norte-coreano, zombou das queixas da Coreia do Sul sobre os balões, alegando que os norte-coreanos estavam apenas exercendo a sua liberdade de expressão
As tensões aumentam sob Yoon Suk Yeol
Antes da declaração norte-coreana de domingo, o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul reuniu-se para considerar uma resposta aos balões enviados por Pyongyang. Uma das opções que as autoridades sul-coreanas consideraram foi retomar a propaganda através de enormes altifalantes ao longo da fronteira.
A prática, anteriormente em uso, foi interrompida em 2018.
O exército sul-coreano também disse que estava rastreando os balões e coletando os destroços.
As tensões entre as duas nações aumentaram após as eleições presidenciais da Coreia do Sul em 2022, que terminaram com a posse do líder de direita Yoon Suk Yeol . Yoon é visto como alguém que segue uma linha mais dura em relação à Coreia do Norte em comparação com seus antecessores.
Nos últimos anos, a Coreia do Norte intensificou os testes de armas , incluindo lançamentos de mísseis e satélites . Na semana passada, Pyongyang disparou uma série de mísseis ao mar, simulando um ataque à Coreia do Sul. Alguns especialistas especularam que a Coreia do Norte continuaria a aumentar as tensões até às eleições presidenciais dos EUA, em Novembro próximo
⛲ Dw
0 Comentários