Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
A selecção nacional de futebol, Mambas, derrotou a sua congénere do Malawi por duas bolas sem concorrência, em jogo a contar para a terceira jornada do Torneio COSAFA que decorre em Port Elizabeth, na África do Sul. Com a vitória, Moçambique pulou para a segunda posição da tabela classificativa com quatro pontos, atrás da Namíbia, que vai realizar o último jogo da primeira fase com os Mambas.
Com a vitória os pupilos de Horácio Gonçalves (que está na prova com a selecção olímpica, ou seja com maioria dos jogadores com idades abaixo de 23 anos), saíram da última posição da tabela classificativa e agora espreitam a possibilidade de se qualificarem para as meias-finais da competição. Em três jogos, os Mambas contam com uma vitória, um empate e uma derrota e são acossados pelo Senegal que está na terceira posição da prova com três pontos, fruto da vitória na partida diante os Mambas, e menos um jogo.
No jogo com o Malawi, o equilíbrio foi a nota dominante, com as duas equipas a recolherem ao intervalo com o nulo a prevalecer, fruto de um jogo ofensivo mal conseguido de parte a parte.
Na segunda parte, a turma moçambicana beneficia de uma grande penalidade mal assinalada, como é possível rever pelas imagens televisivas, porém o árbitro do encontro na fração de segundo que teve para decidir (não há vídeo árbitro nesta competição) assinalou para a marca dos 11 metros, ou seja grande penalidade contra o Malawi.
Victor Tesoura Júnior, que entrou a titular nesta partida, foi chamado a cobrar a grande penalidade e fê-lo com competência, marcando o seu golo de estreia com as cores dos Mambas e assinalando o primeiro tento para a selecção moçambicana nesta competição, isto quando estavam jogados 55 minutos.
Com a magra vantagem, Moçambique assentou no seu jogo e conseguiu suster as investidas do Malawi que à todo custo procurava o golo de empate que não apareceu até que aos 68 minutos os Mambas alargaram a sua vantagem com Bonera aparecer a finalizar e a atirar a bola para o fundo das redes contrárias.
E foi assim que os Mambas conseguiram derrotar o Malawi, algo que já não acontecia desde 2009. Refira-se que estas duas selecções deverão voltar a cruzar caminho ainda este ano em jogo da segunda jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo Qatar 2022.
Danilo, jogador do Costa do Sol, foi considerado a melhor unidade em campo, ou seja leva para casa o título de Homem do Jogo, o segundo moçambicano que leva este troféu depois de Shaquile, do Ferroviário de Maputo, ter sido distinguido no jogo inaugural contra o Zimbabwe.
Moçambique volta a jogar para o Torneio COSAFA no próximo dia 14 frente à Namíbia, sendo que é necessário que chegue a uma vitória para transitar para a segunda etapa da prova regional que vai decorrer até ao dia 18 de Julho.
0 Comentários