A Confederação Africana de Futebol (CAF), aprovou o Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) para acolher os Mambas nos jogos de qualificação ao mundial do Qatar, em 2022.
Por duas vezes o Estádio Nacional do Zimpeto foi reprovado para acolher os jogos sob a égide da CAF e da FIFA, por não reunir padrões internacionais, nomeadamente nos espaços das bancadas, lavabos e no próprio relvado.
Numa primeira tentativa, a Federação Moçambicana de Futebol enviou um relatório preliminar e o campo foi aprovado para os jogos de qualificação ao CAN dos Camarões, tendo acolhido os jogos frente aos leões indomáveis e Tubarões Azuis.
Entretanto, os trabalhos de melhoria, em recomendação da CAF, seguiram seu rumo, com a colocação de barreiras de separação entre os espaços VIP e dos espectadores, para além de melhorias de grande parte da infra-estrutura. Nos últimos tempos, foram colocados torniquetes que vão permitir contar o número de espectadores e retoques no relvado.
Com os trabalhos concluídos, a FMF enviou um relatório à CAF, com suporte em evidências de vídeo e fotos, em resposta ao estabelecido na Circular de 1 de Abril de 2021, tendo merecido a aprovação do órgão reitor do futebol africano.
Assim, os Mambas poderão receber os seus adversários do grupo “D”, de qualificação ao mundial do Qatar, no Estádio Nacional do Zimpeto, a começar pela Costa do Marfim, entre 5 e 8 de Junho.
Ainda em casa, o combinado nacional vai receber Camarões entre 5 e 7 de Setembro, terminando a participação caseira na última jornada diante do Malawi, entre 10 e 12 de Outubro.
Do calendário dos Mambas, consta ainda os jogos fora de portas, diante do Malawi, entre 11 e 14 de Junho, para a segunda jornada, e frente aos Camarões, entre 1 e 4 de Setembro, para a terceira jornada. Já na segunda volta, os Mambas têm apenas uma saída, para Costa do Marfim, entre 6 e 9 de Outubro, para a quinta jornada.
Nas redes sociais da Federação Moçambicana de Futebol, a direcção de Feizal Sidat agradece a Secretaria de Estado de Desporto pelo trabalho conjunto iniciado no ano passado, com várias intervenções e melhorias que colocam o ENZ mais próximo de reunir todos os requisitos estabelecidos pela CAF.
Moçambique figura, assim, numa lista de 56 países e um total de 74 estádios aprovados pela CAF para esta fase.
0 Comentários