DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Quênia: 13 mortos na explosão de um caminhão a gasolina


Treze pessoas morreram e outras ficaram gravemente queimadas no noroeste do Quênia depois que um caminhão de gasolina que havia capotado pegou fogo e uma "enorme bola de fogo" engolfou uma multidão na noite de sábado.

Quando o tanque de combustível colidiu com outro veículo em uma rodovia que ligava a cidade de Kisumu à vizinha Uganda, os espectadores correram para o local do acidente com galões para coletar o combustível vazado.

Mas o caminhão pegou fogo sem aviso, deixando muitos chocados e com cicatrizes.

"Fomos acordados por uma explosão muito alta. Quando saí correndo, vi uma enorme bola de fogo e as pessoas gritavam", disse o morador Jack Odhiambo.

Os que estavam no local primeiro conseguiram escapar com segurança com algum combustível, disse a testemunha Magdalene Adhiambo.

Mas outros voltaram para um segundo turno, e a multidão cresceu à medida que mais e mais pessoas chegavam na esperança de ter sorte.

“Saímos para ir buscar combustível no caminhão-tanque capotado, meu vizinho que mora ao lado saiu para pegar o combustível também. Pegamos um pouco na primeira viagem e trouxemos para casa, mas quando voltamos pela segunda vez, foi quando o caminhão-tanque explodiu ", lembra Diana Odongo, que perdeu dois parentes na explosão.

"Você não podia ver em lugar nenhum"

Mais de 20 sobreviventes receberam tratamento neste hospital próximo. Wycliffe Otieno disse que tinha acabado de começar a encher seu galão quando a mancha ao redor dele pegou fogo, deixando-o com queimaduras.

Wycliffe Otieno disse que tinha acabado de começar a encher seu galão quando a mancha ao redor dele pegou fogo.

"Pude correr para um lugar seguro ... Só não sei a sorte que tive, porque me disseram que as pessoas com quem estávamos não sobreviveram", disse Otieno em sua cama de hospital.

"Não dava para ver em lugar nenhum, eu não podia correr porque já estava pegando fogo e queimou minhas mãos e minhas calças porque toquei na gasolina. Eu até tinha um amigo que queimou lá", disse outra vítima que se recusou a dê seu nome.

Charles Chacha, chefe da polícia local do condado de Siaya, onde ocorreu o acidente, disse que 24 pessoas estavam hospitalizadas com queimaduras graves. Anteriormente, ele disse que as crianças estavam entre os feridos.

"O número de mortos que temos até agora ainda é de 13. Estes são os corpos no necrotério", disse Chacha.

A polícia disse no domingo que o número de mortos pode aumentar, com investigadores tentando contabilizar os desaparecidos e ossos carbonizados encontrados entre os destroços do caminhão-tanque.

Equipes de bombeiros chegaram ao local duas horas depois para apagar o inferno. A causa da explosão ainda não é conhecida.

Quatro motocicletas foram encontradas queimando não muito longe do caminhão-tanque. Testemunhas disseram que motoristas de motocicleta correram para o local com galões e estavam perto do caminhão-tanque quando ele explodiu.

“Alguns foram queimados com suas motocicletas”, disse Otieno.

Acidentes mortais envolvendo caminhões de combustível não são incomuns no Quênia e em toda a região da África Oriental. Em 2009, mais de 100 pessoas morreram em circunstâncias semelhantes a noroeste de Nairóbi.

Mais recentemente, pelo menos 100 pessoas morreram quando um petroleiro explodiu na Tanzânia em 2019, enquanto em 2015 mais de 200 morreram em um acidente semelhante no Sudão do Sul.


Enviar um comentário

0 Comentários