Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Um Comandante da Força Local da aldeia Nova Zambézia, no Posto Administrativo de Chai, distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, foi assassinado na noite do último domingo, em resultado de mais um ataque terrorista.
De acordo com as fontes, para além de matar o Comandante dos Milicianos, os insurgentes apoderam-se de duas armas de fogo, que estavam na posse da vítima. As fontes contam que a Força Local de Nova Zambézia foi atacada, quando realizava mais uma acção de patrulha na região. As fontes não avançaram qualquer dado sobre o estado dos restantes membros da Força Local e muito menos se terá havido baixas entre os insurgentes.
O ataque à Força Local de Nova Zambézia é o segundo a ser relatado em menos de duas semanas no Posto Administrativo de Chai contra as forças de segurança. Lembre-se que, na última semana de Fevereiro, os insurgentes atacaram uma posição da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) na aldeia V Congresso (que dista a 10 Km de Nova Zambézia), tendo matado um agente daquele ramo da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Refira-se que as aldeias Nova Zambézia e V Congresso fazem parte de uma pequena lista de povoações, cuja população não se movimentou em massa para a vila de Macomia ou outros distritos tidos como seguros na província. Aliás, na sequência do ataque de domingo, as fontes garantem que parte da população refugiou-se nas machambas e outra “escondeu-se” na aldeia vizinha de Nkoe.
Fonte: Carta
0 Comentários