Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
A Electricidade de Moçambique (EDM) perspectiva aumentar as exportações de energia eléctrica para os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), fortalecendo a posição de Moçambique como importante fornecedor da região.
A informação foi dada, recentemente, pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Marcelino Gildo justificou as expectativas com a crise de energia que tende a assolar cada vez mais os países da SADC. O gestor não precisou números, mas disse que, actualmente, as exportações de energia para a região representam 22 por cento das receitas anuais da EDM.
“A região Austral de África está em crise. A África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia estão com falta de energia. Recentemente, soubemos que a Tanzânia começa a ter os mesmos problemas. Então, vamos aproveitar (esta situação) para vender ao mercado regional porque temos excedentes de energia”, disse Gildo citado pela AIM.
Refira-se que a alocação, em 2021, de 150 Megawatts (MW) de energia adicionais da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para Moçambique viabilizou a contratação de 105 MW firmes, através dos acordos bilaterais com os países membros da Southern Africa Power Pool (SAPP).
Fonte:Folha de Maputo
0 Comentários