Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
A Rússia vai presidir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante um mês. O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros já tinha chamado a presidência russa de "uma piada de mau gosto".
Apresidência russa no Conselho de Segurança das Nações Unidas durante o mês de abril é "uma chapada na cara da comunidade internacional", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba este sábado. O governante já tinha chamado a presidência russa de "uma piada de mau gosto".
"Peço aos atuais membros do Conselho de Segurança que impeçam qualquer tentativa russa de abusar da presidência", disse Kuleba no início do mandato da Rússia na presidência rotativa deste órgão.
Numa declaração no Twitter, Kuleba chamou a Rússia de "um fora da lei no Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Moscovo disse que no final deste mês o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, planeia presidir uma reunião do Conselho de Segurança sobre "multilateralismo efetivo". A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia também disse que Lavrov vai conduzir um debate sobre o Médio Oriente no dia 25 de abril.
Os Estados Unidos criticaram o papel da Rússia e o seu lugar permanente no Conselho de Segurança.
"Um país que viola de forma flagrante a Carta da ONU e invade o seu vizinho não tem lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse anteriormente a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. "Infelizmente, a Rússia é um membro permanente do Conselho e não existe nenhum caminho legal internacional viável para mudar essa realidade", acrescentou chamando a presidência de "uma posição cerimonial".
Kuleba já tinha chamado a presidência russa de "uma piada de mau gosto".
A presidência do Conselho de Segurança roda todos os meses entre os 15 estados membros. Moscovo presidiu o Conselho pela última vez em fevereiro de 2022. A Rússia terá pouca influência mas será responsável pela agenda
⛲ Dn
0 Comentários