DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Moçambique entra a vencer no Mundial de boxe masculino

 


A maior prova de combates no ringue, o boxe, já arrancou. Moçambique já se estreou no Mundial que decorre em Tashkent, na Uzbequistão, e venceu. O feito inicial foi alcançado, hoje, por Albino Gabriel, na categoria dos 80-86 KG, diante do pugilista de Turcomenistão, Taganmyrat Gurbanov.

Gabriel conseguiu somar a pontuação de todo jurado, vencendo por unanimidade, depois de um primeiro assalto menos conseguido e os restantes dois de grande qualidade, a prometer mais vitórias nos próximos combates.

No primeiro assalto, o pugilista moçambicano esteve em desvantagem, ao somar nove pontos de cada um dos membros do júri. Aliás, nesse assalto, Gabriel teve que ser assistido pela equipa médica da competição depois de ter sofrido um golpe, o que contribuiu para a pontuação que teve.

No segundo assalto, e já conhecendo as fragilidades do seu adversário, Albino Gabriel foi mais impiedoso e, com golpes duros, fez sangrar o pugilista de Turcomenistão e terminou a somar a pontuação máxima de todos jurados, ou seja, 10 de cada um, enquanto Gurbanov somava 9-8-9-8-9.

O terceiro assalto era decisivo e de desempate. Albino Gabriel mostrava-se mais fresco que o turcominês e continuava a dar golpes penosos no adversário.

No fim, os cinco membros do júri – da Estónia, Argentina, Marrocos, Mongólia e Irlanda – deram a pontuação máxima ao moçambicano, tendo alcançado, no somatório dos três assaltos, 29 pontos de cada um, enquanto Taganmyrat Gurbanov somou 26-25-27-26-25 pontos.

Para já, o próximo pugilista moçambicano a entrar em acção será Tiago Muxanga, esta quarta-feira, quando defrontar o anfitrião Saidjamshid Jafarov, ainda a contar para as primeiras eliminatórias, na categoria dos 67-71KG.

Este combate terá início no grupo que sobe ao ringue a partir das 18h de Uzbequistão, 15h de Maputo.

Os restantes dois pugilistas moçambicanos só entram em cena mais tarde, com Armando Sigaúque a defrontar o pugilista de Tajiquistão, Asror Vohidov, esta sexta-feira, para os oitavos-de-final.

Sigaúque esteve isento da primeira eliminatória, enquanto o tajiquistão teve que superar o correano Yechan Lee.

Já Yassine Nordine fica à espera do vencedor do combate entre o cubano Claro Alejandro e o arménio Harutyunyan Baregham. O vencedor deste combate defronta o pugilista moçambicano no dia 8 de Maio, para os oitavos-de-final.

O Campeonato do Mundo de Boxe de Uzbequistão, que vai durar 14 dias, conta com um total de 538 pugilistas de 107 países e termina a 14 de Maio corrente.


⛲ O País 

Enviar um comentário

0 Comentários