DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

BRICS: Putin não participará de cúpula na África do Sul

 


O presidente russo, Vladimir Putin, não comparecerá à cúpula do BRICS na África do Sul em agosto, informou a presidência da África do Sul na quarta-feira.

A cúpula terá a presença do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao lado dos líderes do Brasil, Índia, China e África do Sul. Em comunicado, a presidência sul-africana disse que a decisão foi tomada "de comum acordo" entre os dois países. 

A possível participação de Putin na cúpula apresentou um dilema diplomático para a África do Sul. O presidente russo está sob mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra ligados à guerra na Ucrânia. 

Como membro do TPI, a África do Sul seria obrigada a prender Putin se ele aparecesse pessoalmente na cúpula. 

Na terça-feira, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa pediu permissão ao TPI para não prender Putin, de acordo com um documento do tribunal local publicado na terça-feira. Ramaphosa disse que prender Putin equivaleria a uma declaração de guerra. 

O Kremlin respondeu na quarta-feira dizendo que a Rússia não disse à África do Sul que prender Putin em um mandado de prisão do TPI significaria "guerra". 

A África do Sul se recusou a condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia, dizendo que é neutra e favorece o diálogo. No entanto, o país foi criticado pelas potências ocidentais por sua proximidade com Moscou.

⛲ África News

Enviar um comentário

0 Comentários