Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Foi ontem em Nampula, na parte final de uma sessão da Assembleia Municipal da capital do Norte.
Carlos Fernando, Presidente da Comissão da Polícia Municipal e Fiscalização, usou da palavra e no final da sua intervenção ameaçou veladamente o Chefe da Brigada Central da Frelimo para as eleições na província de Nampula, Celso Correia (Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural), nos seguintes termos, ipsis verbis:
“Antes de terminar a minha intervenção, aprazo-me exortar ao senhor Celso Correia, que esta unidade geográfica chamada cidade de Nampula, é habitada maioritariamente por macuas, aqueles que um dia chamaram de ‘macuas falsos’, chigondos e mais outros nomes. Se o Celso Correia vem aqui para mostrar a sua habilidade de roubar nas eleições de 11 de Outubro, saiba que daqui sairá sem dentes, se não mesmo encaixotado, porque o povo sabe que mesmo com o coitadinho do Manuel Rodrigues como vosso cabeça de lista, aqui em Nampula não passa”.
Dizer que sairá “encaixotado” é o mesmo que dizer que voltará dentro de um caixão. Trata-se de uma clara ameaça de morte, que antecede um dispique eleitoral que será fervoroso, assim como a campanha que está à porta.
A Renamo controla a autarquia de Nampula, a maior do norte de Moçambique, sob a batuta de Paulo Vahanle, que venceu umas eleições intercalares, na segunda volta, em Março de 2018, suplantando Amisse Cololo, que concorria pela Frelimo.
As intercalares tiveram lugar na sequência do assassinato do antigo edil da cidade, Mahamudo Amurane, a 4 de Outubro de 2017. Vahanle viria a vencer as eleições autárquicas de Outubro de 2018, como cabeça de lista da Renamo, assegurando o trono para a oposição.
A Frelimo nunca se deu conformou com seu estatuto actual de oposição em Nampula e, neste ano, parece ter apostado tudo, colocando Celso Correia na frente da sua máquina eleitoral. Ele, membro da Comissão Política do partidão, é visto como um grande estratega, tendo sido um dos principais principais responsáveis pela vitória de Filipe Nyusi e da Frelimo nas eleições gerais de 2019, que alguns observadores nacionais e estrangeiros consideraram terem sido “manipuladas”.
A presença de Celso Correia em Nampula enche a Renamo de medo, como se vê pelas ameaças proferidas. Muito recentemente, Paulo Vahanle surgiu alegando que estava a receber ameaças de morte por parte da Frelimo mas nunca mostrou evidências.
⛲ Carta
0 Comentários