DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Golpe de Estado no Níger: Soldados bloqueiam palácio do PR

 


Tensão em Niamey: Soldados bloqueiam palácio presidencial e ministérios próximos. Presidente Bazoum em local desconhecido. Atualização em curso.

Alguns soldados da guarda presidencial do Níger bloquearam o palácio presidencial na capital Niamey, disseram várias fontes de segurança esta quarta-feira.

Um repórter da Reuters viu veículos militares a bloquear a entrada do palácio presidencial.

O acesso aos ministérios próximos do palácio também foi bloqueado, disseram as fontes de segurança.

Um funcionário da presidência disse que os funcionários dentro do palácio não tinham acesso aos seus gabinetes. Não era imediatamente claro se o Presidente Mohamed Bazoum se encontrava no interior do palácio.

O golpe ocorre num momento de crescente instabilidade no Níger. O país tem lutado contra uma insurgência jihadista nas suas fronteiras com o Mali e a Burkina Faso, e a economia tem sofrido com a queda dos preços do urânio, uma das principais exportações do país.

O Níger tem uma história tumultuada de golpes de Estado e tentativas de golpe que abalaram a estabilidade política ao longo dos anos. Em janeiro de 2021, pelo menos 100 pessoas foram mortas em outros ataques a aldeias, no mesmo dia em que o Níger anunciou que as eleições presidenciais iriam para uma segunda volta, no dia 21 de fevereiro.

O rival de Bazoum, o antigo Presidente Mahamane Ousmane, contesta os resultados eleitorais e reclamou a vitória, apelando a "manifestações pacíficas" em todo o país.

A transferência de poder entre o chefe de Estado cessante, Mahamafou Issoufou, e Mohamed Bazoumé a primeira entre dois presidentes democraticamente eleitos.

⛲ DW

Enviar um comentário

0 Comentários