Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
O líder golpista de Burkina Faso, capitão Ibrahim Traore, participa de uma cerimônia em Ouagadougou, 15 de outubro de 2022.
O porta-voz do governo de Burkina Faso denunciou quinta-feira (18 de janeiro), o que chamou de “enésima tentativa de desestabilizar” a nação do Sahel.
Ele disse que uma tentativa de golpe foi frustrada e supostos conspiradores foram presos.
Citando resultados de investigações preliminares, Rimtalba Jean Emmanuel Ouédraogo disse que o golpe estava programado para ocorrer em 14 de janeiro.
Acrescentou que uma rede de oficiais militares, alguns reformados, alguns activos, bem como civis e activistas, conspiraram para desestabilizar as instituições do Burkina Faso.
A rede alegadamente procurou atingir os órgãos de vigilância dos cidadãos para influenciar o apoio popular ao MPSR (Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração) no poder.
O financiamento estrangeiro estava a ser desbloqueado para que os acusados prosseguissem com o seu plano, lê-se ainda no comunicado.
Um número não divulgado de pessoas foi detido para interrogatório e foram realizadas análises técnicas.
O porta-voz do governo disse que os serviços de inteligência e as forças de defesa estavam vigilantes
É a quarta tentativa de golpe de Estado que as autoridades no Burkina Faso afirmam ter frustrado desde que o capitão Ibrahim Traoré assumiu o poder pela força em Setembro de 2022.
⛲ África News
0 Comentários