DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Capitólios estatais nos EUA receberam ameaças de bomba. FBI "a par"

 


Os capitólios de vários estados norte-americanos receberam, esta quarta-feira, ameaças de bomba, através de correio eletrónico. Não foi encontrada, no entanto, nenhuma evidência de explosivos.

Apolícia federal norte-americana (FBI) está "a par" de ameaças de bomba que chegaram, esta quarta-feira, a vários capitólios estatais do país, conta a ABC News.

As ameaças chegaram por correio eletrónico aos capitólios de diferentes estados, sob o título 'Explosivos no seu capitólio estatal'.

"O FBI está a par dos numerosos incidentes fraudulentos em que é feita uma ameaça de bomba num edifício do capitólio estatal. O FBI leva muito a sério as ameaças falsas porque colocam pessoas inocentes em risco", disse a autoridade em comunicado.

"Embora não tenhamos informações que apontem para uma ameaça específica e confiável, continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros locais, estatais e federais de aplicação da lei para recolher, compartilhar e agir de acordo com as informações sobre ameaças que chegarem ao nosso conhecimento", lia-se ainda na mesma missiva.

A ameaça, enviada na manhã desta quarta-feira, incluía um texto em que o autor alegava: "Coloquei vários explosivos dentro do vosso capitólio estatal. Estão bem escondidos e serão detonados dentro de algumas horas. Vou assegurar-me que acabam mortos".

Os correios eletrónicos chegaram ao Kentucky, Maine, Missouri, Oregon, Nebraska, Rhode Island, Montana, Oklahoma, Pensilvânia, Nova Iorque, Dakota do Sul e Carolina do Sul.

Segundo a ABC News, vários edifícios foram colocados em 'lockdown' - ou seja, as suas portas foram trancadas ao exterior -, enquanto as autoridades realizavam buscas, e outros foram evacuados. A maioria acabou, no entanto, por voltar à normalidade entretanto, após a aprovação das autoridades.

Estas ameaças de bomba surgiram no seguimento de uma série de falsos relatos de tiroteios em casas de autoridades públicas nos últimos dias, noticiou a agência Associated Press (AP).

O governador do Kentucky, Andy Beshear, referiu, na rede social X, que o capitólio daquele Estado foi evacuado, enquanto a polícia investigava uma ameaça recebida pelo gabinete do secretário de Estado.

Beshear acrescentou que todos se encontravam em segurança e que as autoridades estavam cientes de ameaças semelhantes feitas a outros gabinetes em todo o país.

As autoridades norte-americanas encerraram o capitólio do Mississippi após uma ameaça de bomba no segundo dia da sessão legislativa.

O senado estatal adiou a sua reunião matinal depois de o prédio ter sido evacuado e cães farejadores de bombas circularem no edifício, e até este ser considerado seguro.

"Esta é uma investigação em andamento e não há mais ameaças ao capitólio ou aos edifícios vizinhos", frisou Bailey Martin, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Mississippi.

Os encerramentos foram breves na maioria dos estados.

O edifício do capitólio de Montana foi reaberto duas horas depois da ameaça, após uma busca ao edifício ter sido concluída, sem terem sido identificados perigos, explicou Megan Grotzke, porta-voz do Departamento de Administração.

Outros estados receberam ameaças, mas não encerraram.

⛲ Ao Minuto 

Enviar um comentário

0 Comentários