Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
O ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, encontrou-se hoje com o seu homólogo da Sérvia, por ocasião do encontro entre as seleções de futebol dos dois países, e acusou o Ocidente de "politizar o desporto".
"Consideramos inaceitável politizar o desporto. Esta linha do Ocidente prossegue com o apoio dos responsáveis internacionais e não parece que vá terminar tão cedo. Reflete o caminho traçado pelo Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, rumo à politização de todas as relações internacionais, incluindo as comerciais e económicas", acusou Lavrov, à entrada para o encontro com Iviva Dacic
Segundo o ministro russo, "estes encontros fortalecem os princípios do movimento desportivo internacional" e reforçam "os valores do olimpismo", que diz estarem a ser "seriamente testados nos últimos anos".
A Rússia foi afastada das competições internacionais de futebol após a invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, mas não está impedida de disputar encontros com outras seleções nacionais.
Desde que começou o conflito, tem organizado encontros amigáveis contra seleções asiáticas e africanas, assim como um particular com Cuba. Hoje venceu a Sérvia por 4-0 no Estádio do Dínamo de Moscovo.
Lavrov disse ainda que iria debater com Dacic a "situação grave" nos Balcãs e não adiantou mais detalhes, mas a tensão entre a Sérvia, aliada da Rússia, e o vizinho Kosovo continua alta.
Apesar de ser candidata a aderir à União Europeia, a Sérvia é, para além da Bielorrússia, o único Estado europeu que se recusou a aderir às sanções impostas à Rússia devido à sua agressão à Ucrânia.
Esta foi a primeira viagem de Dacic a Moscovo, embora vários responsáveis sérvios já se tenham encontrado anteriormente com Lavrov e outras autoridades russas à margem de reuniões internacionais.
⛲ Ao minuto
0 Comentários