DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Nikki Haley vence Trump e conquista a primeira vitória republicana nas primárias



Nikki Haley levou para casa sua primeira vitória na corrida pela indicação presidencial republicana em Washington DC. Ela quebra a varredura de Donald Trump nas disputas eleitorais republicanas, mas é improvável que mude a trajetória da disputa.

A ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, venceu sua primeira disputa na corrida pela indicação presidencial republicana em Washington DC no domingo.

Seu triunfo nas primárias de DC quebra a vitória do rival Donald Trump nas disputas presidenciais republicanas.

No sistema eleitoral dos EUA, os eleitores vão às urnas para as primárias ou para os caucuses, dependendo do estado em que vivem, para eleger um candidato para as eleições presidenciais. Os indicados presidenciais são então declarados durante convenções realizadas no final do ano.

As eleições gerais acontecem em 5 de novembro. 

Trump e Biden vencem primárias em Michigan em meio a sinais de alerta

O ex-embaixador das Nações Unidas prometeu permanecer na corrida pelo menos até a Superterça desta semana, quando 15 estados e um território dos EUA votarão. Trump tem uma liderança dominante de acordo com as pesquisas de opinião em quase todos esses estados.

Trump conquistou o maior número de delegados nos oito estados com votação antecipada em janeiro e fevereiro e está preparado para angariar mais delegados na Superterça.

O candidato que concorre para conquistar a indicação para seu partido precisa conquistar um certo número de delegados para se tornar o candidato a aparecer nas urnas para as eleições gerais.

No caso da indicação republicana, o candidato precisa garantir 1.215 delegados.

Em Washington DC, Haley obteve 62% dos votos, enquanto Trump obteve 33,2% dos votos. Como Haley obteve mais da metade dos votos, ela conquistou todos os 19 delegados em jogo, uma porção muito pequena de delegados necessários para ganhar a indicação.

Haley promete continuar lutando apesar da derrota nas primárias de New Hampshire

“Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfunção de Washington estejam rejeitando Donald Trump e todo o seu caos”, disse a porta-voz da campanha de Haley, Olivia Perez-Cubas, num comunicado. Haley foi a primeira mulher a vencer uma primária republicana na história dos EUA, disse sua campanha.

Washington é uma das jurisdições mais fortemente democráticas do país, com apenas cerca de 23 mil republicanos registados na cidade.

O conjunto moderado de republicanos da capital, muitos dos quais trabalham na política, é muito diferente dos de outros estados. Eles acreditavam que Washington poderia representar a melhor chance de Haley de vencer as primárias.

A campanha de Trump emitiu um comunicado logo após a vitória de Haley, parabenizando-a sarcasticamente por ter sido nomeada “Rainha do Pântano pelos lobistas e membros de DC que querem proteger o status quo fracassado”.

Embora Haley enfrente probabilidades quase impossíveis em sua busca pela indicação republicana, sua vitória provavelmente a protegerá das críticas de que ela não é capaz de vencer uma única primária.

Alguns republicanos, no entanto, verão a popularidade dela em Washington como algo negativo. Muitos líderes partidários, incluindo Trump , retratam a cidade como uma cidade governada por elites sem contacto com os seus eleitores.

⛲ Dw

Enviar um comentário

0 Comentários