Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Esteve condicionada nos últimos dois meses pelos danos provocados pelas fortes chuvas.
O Governo moçambicano anunciou esta quinta-feira o restabelecimento do tráfego rodoviário no troço da estrada Nacional 380 (N380) que liga sul e norte da província de Cabo Delgado, condicionada nos últimos dois meses pelos danos provocados pelas fortes chuvas.
"Em consequência disto, os distritos de Muidumbe, Mueda, Nangade, Mocímboa da Praia e Palma, todos da região norte de Cabo Delgado, sofreram bastante quanto ao abastecimento de mercadorias de todo o tipo, incluindo combustíveis, o que fez com que os preços dos produtos disparassem", reconheceu o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita.
De acordo com o ministério, o troço da N380 sofreu, há dois meses, três cortes na aldeia de Miangaleua, impossibilitando a circulação de viaturas "devido aos danos causados pelas águas das chuvas torrenciais registadas naquela província", cortando assim a ligação entre Macomia e os distritos de Muimdumbe, nangade, Mueda, Mocímboa da Praia e Palma.
O ministério acrescentou que a intervenção não foi realizada antes devido à necessidade de avaliar a intervenção no terreno.
"Nem sequer sabíamos que extensão de danos que estava a ocorrer. E, logo que isso foi permitido, nós avançámos. Porém, já imaginávamos, com base na experiência que tivemos no passado, o que poderia ser necessário", admitiu, por seu turno, o ministro.
Após a avaliação foi possível criar um "acesso rápido, ainda que temporário", o que permitiu a reabertura da rodovia ao trânsito.
"Logo em seguida passaram cerca de 120 camiões (...). Penso que, daqui em diante, a mesma vontade que infelizmente houve no aumento dos preços, eu espero que os comerciantes a tenham para reduzi-los", realçou o governante.
Em Cabo Delgado, Carlos Mesquita anunciou ainda a continuação de restrições na estrada Regional 698 (R698), que serve de alternativa para a ligação entre o sul e o norte daquela província, no troço Montepuez-Mueda, com uma extensão de 206 quilómetros, que vai permanecer condicionado a viaturas até 10 toneladas por mais duas semanas, enquanto decorrem trabalhos de emergência.
"Para permitir a conclusão do tapamento e remoção de solos impróprios para manter a estrada, como também realizar trabalhos de manutenção periódica noutras zonas", disse Carlos Mesquita.
As chuvas intensas que se fizeram sentir nas últimas semanas ao longo de toda a província de Cabo Delgado têm estado a causar danos graves na rede de estradas, condicionando a transitabilidade em algumas vias que atravessam as bacias hidrográficas de Montepuez e Messalo, admite aquele ministério.
Para dar resposta à situação da transitabilidade para a zona norte da província foram lançados "contratos de emergência" a três empreiteiros para reparação da estrada R698, troço Montepuez-Mueda, subdivididos em três lotes.
Estas obras decorrem também em áreas visadas pelos ataques de insurgentes que há mais de seis anos afetam a província de Cabo Delgado, condicionando igualmente os trabalhos regulares
⛲ Cm
0 Comentários