DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Gap para fechar todas as 81 lojas no Reino Unido e na Irlanda



A gigante da moda norte-americana Gap confirmou que planeja fechar todas as suas 81 lojas no Reino Unido e na Irlanda e ficar apenas online.

A empresa disse que fechará todas as suas lojas "em fases" entre o final de agosto e o final de setembro.

Isso inclui 19 lojas que já estavam programadas para fechar em julho, pois seus aluguéis estavam expirando.

A empresa não revelou quantos funcionários os fechamentos afetarão, mas em breve iniciará um processo de consulta com a equipe.

A empresa disse que "não está saindo do mercado do Reino Unido" e que continuará a oferecer uma loja baseada na web quando todas as lojas estiverem fechadas.

Um porta-voz da Gap disse que a decisão se seguiu a uma revisão estratégica de seus negócios europeus.

Como resultado, a Gap também pretende se desfazer de suas lojas na França e na Itália.

A Gap foi um grande sucesso quando foi inaugurada no Reino Unido em 1987, famosa por seus moletons e moletons. Mas, nos últimos anos, tem lutado para se manter relevante, recorrendo a descontos prolíficos para atrair os clientes. Isso deixou a Gap em uma posição fraca para resistir à turbulência de uma pandemia global.

Ela lançou uma revisão estratégica de todas as suas operações europeias no outono passado, avisando que estava considerando fechar todas as suas lojas no Reino Unido. Há apenas algumas semanas, 19 fechamentos de lojas foram anunciados - agora o restante também fechará.

A Gap culpou o que descreveu como dinâmica de mercado - em outras palavras, a grande mudança para as compras pela Internet. Vai apenas online, assim como Debenhams e o grupo Arcádia de Sir Philip Green. É mais um nome famoso que quer fugir de nossas High Streets, aumentando o desafio de o que fazer com as lojas vazias.

Kate Hardcastle, uma consumidora e especialista em varejo, diz que o fechamento ocorreu porque a Gap não conseguiu acompanhar a concorrência por não oferecer variedade suficiente ou ser tão barata quanto concorrentes como a Primark.

“As marcas com as quais você deseja fazer compras no varejo físico precisam ter muito mais do que apenas produtos em oferta, elas precisam ter um propósito”, diz ela.

“Simplesmente não parecia uma empresa que havia abraçado o novo consumidor”, acrescenta ela.

A empresa disse que está em negociações com outra empresa para adquirir todas as suas lojas francesas.

Na Itália, a Gap disse que está em negociações com um parceiro para a potencial aquisição das lojas locais.

"Acreditamos no poder da marca global da Gap. Estamos trabalhando contra o Power Plan da Gap e firmando parcerias para ampliar nosso alcance global", disse o porta-voz.

"Não estamos saindo do mercado do Reino Unido. Continuaremos a administrar e operar nosso negócio de e-commerce Gap no Reino Unido e na República da Irlanda."

Uma fonte próxima à empresa disse que ela viu uma rápida aceitação das compras de roupas pela Internet no Reino Unido desde os bloqueios impostos pela pandemia.

A mudança vem como o mais recente golpe para o UK High Streets, já cambaleando com o colapso dos impérios de varejo Debenhams e Arcádia  durante a pandemia.

A marca Debenhams continua online depois de ser comprada pelo varejista Boohoo por £ 55 milhões em janeiro - e agora a Gap se juntou às cadeias de roupas tradicionais que se mudaram para o ciberespaço.


Enviar um comentário

0 Comentários